Made in Brazil: Avibras AV-DMMC (Depósito de Munição Móvel Climatizado)

A AVIBRAS desenvolveu o Depósito de Munição Móvel Climatizado (AV-DMMC) para ser utilizado como meio de transporte dos contêineres dos foguetes SS do sistema ASTROS II. Foi criado a partir de um contêiner marítimo padrão de 20 pés, com a finalidade de servir como depósito para as munições, em vez de um paiol tradicional, tanto dentro de uma Organização Militar quanto em uma situação de campanha, caso seja necessário. O DMMC oferece a opção de instalar um sistema de controle de temperatura, um grupo gerador, um sistema de controle de umidade e um extintor de incêndio, itens que proporcionam melhores condições de armazenamento e proteção para as munições.

No seu interior, o depósito possui um guia metálico, instalado no centro do piso, cuja função é guiar um estrado para o armazenamento da carga. Cada depósito pode armazenar até 16 contêineres de munição do sistema Astros II e seus respectivos foguetes. Cada container tem uma média de peso de 900 kg, podendo abastecer completamente duas duas Viaturas Remuniciadoras (AV-RMD) o que permite uma carga completa para até quatro  Lançadoras Múltipla Universal (AV-LMU). 

O contêiner do DMMC possui equipamentos para facilitar o carregamento e descarregamento dos foguetes, que são armazenados sob o piso de movimentação, com os foguetes sempre voltados para fora do depósito (como medida de segurança as portas do contêiner são feitas de material mais frágil permitindo a passagem do foguete em caso de acionamento do mesmo dentro do deposito). Ainda há um dispositivo no contêiner para a imobilização da carga, equipado com um sistema de travamento.

 

O contêiner do DMMC é reforçado com perfis metálicos soldados nas paredes, teto e piso. Porém existe a opção de teto não metálico coberto por uma lona. Essa opção facilita a carga e descarga do mesmo por meio de guindastes sobretudo das viaturas remuniciadoras. O depósito móvel possui oito cantoneiras reforçadas, conforme o padrão ISO, projetadas para facilitar a movimentação, elevação ou fixação do depósito móvel em outros reboques, caminhões, aviões, trens, ou diretamente no nível do solo

KC-390 transportando um contêiner de 20 pés contendo o radar SABER M200

A viatura ideal para o transporte do DMMC é a sidelifter. Este veículo também é chamado de sideloader, reboque automatizado para carga e descarga ou swinglift. Ele proporciona um método prático e econômico para carregar, mover e descarregar contêineres.

Caminhão Sidelifter do Exército Brasileiro.

A Avibras está atualmente trabalhando no desenvolvimento da Viatura Semirreboque Remuniciadora – AV-SRR (com capacidade para transportar dezesseis contêineres lançadores, o dobro da AV-RMD, e equipada com um guindaste próprio para manuseio do material), que poderia ser usada para transportar o DMMC.

Outra opção para o transporte logístico do DMMC é a adaptação de uma Viatura Básica Avibras  AV-VBA  6×6 . Conceito utilizado na  Oficina Veicular e Eletrônica (AV-OFVE) do Astros II mk3 (Chassi  Mercedes-Benz 2028-A 6×6).

Imagem: Albert Caballé Marimón – Velho General

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.