A Marinha Paquistanesa realizou com sucesso o teste do Míssil Balístico Antinavio (ASBM Anti-Ship Ballistic Missile) P282 SMASH desenvolvido nacionalmente pelo Paquistão. Em 4 de novembro de 2024, a Marinha do Paquistão anunciou o teste de voo, demonstrando a capacidade do sistema de armas de atingir alvos com alta precisão. Com alcance de mais de 350 quilômetros, o míssil aprimora significativamente as capacidades ofensivas e defensivas da Marinha do Paquistão. Este sistema de mísseis de dupla finalidade pode efetivamente engajar alvos marítimos e terrestres.
O teste de voo foi supervisionado pelo Chefe do Estado-Maior Naval, Oficiais Superiores da Marinha do Paquistão e engenheiros que participaram do desenvolvimento.
Relatos indicam que o míssil foi desenvolvido por especialistas paquistaneses, embora fontes paquistanesas indiquem que o projeto recebeu consultoria chinesa. O míssil compartilha semelhanças com o projeto chinês CM-401. O míssil SMASH também mostra similaridades de design com o míssil balístico Fatah-II de curto alcance, introduzido no arsenal do Paquistão em maio de 2024, indicando uma estrutura de design compartilhada e componentes potencialmente padronizados entre os novos sistemas de mísseis do Paquistão.
Com um alcance de 350 km, o míssil balístico antinavio SMASH aprimora significativamente as capacidades ofensivas e defensivas da Marinha do Paquistão, especialmente em operações de negação de Acesso de Área (Anti-access/area denial A2/AD).
Um vídeo do lançamento mostrou o míssil sendo disparado de uma das fragatas da classe Zulfiquar do Paquistão (F-22P) e atingindo seu alvo com alta precisão.
Faça um comentário