E.M.Pinto
Fonte: IDF
O Ministério da Defesa de Israel anunciou nesta terça-feira (7) a compra de 25 caças F-15IA da fabricante norte-americana Boeing, em um contrato de US$ 5,2 bilhões, com opção de compra de mais 25 unidades no futuro. As entregas das aeronaves estão previstas para começar em 2031, com a expectativa de fornecimento de quatro a seis jatos por ano.
As negociações para o acordo começaram há cerca de um mês, durante uma visita do diretor-geral do Ministério da Defesa de Israel, Major-General Eyal Zamir, aos Estados Unidos. O contrato será financiado com recursos de assistência militar dos EUA, conforme informado pelas autoridades israelenses.
O F-15IA tem um alcance de aproximadamente 2,2 mil quilômetros e é capaz de transportar mais de 13 mil kg em mísseis e bombas, segundo informações do site da Boeing em Israel. A aeronave será equipada com tecnologias avançadas, incluindo radar AESA, sistema de alerta antimísseis, cockpit digital com visor de capacete e controles fly-by-wire.
A decisão pela compra foi motivada pela alta capacidade de carga do F-15IA, que amplia significativamente o potencial de ataque da Força Aérea Israelense a locais distantes, como Irã e Iêmen.
“Esta nova esquadrilha de F-15, juntamente com a terceira esquadrilha de F-35 adquirida no início deste ano, representa um fortalecimento de nossa capacidade de poder aéreo e alcance estratégico, algo essencial na guerra atual”, afirmou Zamir.
O anúncio ocorre no dia seguinte à eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, que tomará posse em 20 de janeiro. A compra também vem em meio a uma crise política no Ministério da Defesa de Israel, após o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu destituir o ministro da Defesa, Yoav Galant, alegando falta de confiança entre ambos.
Faça um comentário