Tailândia Fornecerá Veículos Blindados MRAP First Win 2 ao Exército Paquistanês

Em 11 de outubro de 2024, o governo paquistanes assinou um memorando de entendimento (MoU) com o governo tailandês visando a aquisição de 100 veículos blindados MRAP Chaiseri First Win. De acordo com o Memorando de Entendimento assinado em Islamabad, a estatal tailandesa Thai Defence Industry Company (TDI) realizará a  transferência de tecnologia para a Heavy Industries Taxila (HIT) do Paquistão . Essa disposição de transferência de tecnologia pode permitir que a HIT eventualmente produza os veículos First Win 4×4 no Paquistão.

O TDI é uma joint venture entre o Instituto de Tecnologia de Defesa (DTI) e a Chaiseri. A Chaiseri produzirá inicialmente o primeiro lote de veículos First Win 2 4×4 em sua fábrica na Tailândia antes que a HIT assuma a maior parte da produção no Paquistão. A variante exata dos veículos First Win 2  fornecidos ao Paquistão ainda não foi especificada.

 

Inicialmente desenvolvido pela Chaiseri para o Exército Real Tailandês em 2010, o veículo First Win é uma plataforma blindada versátil já em serviço em países como Malásia e Indonésia, e também implantado em missões de manutenção da paz da ONU no Himalaia Oriental. Em 2024, Nopparat Kulhiran, CEO da Thai Defense Industry e vice-presidente da Chaiseri confirmou que as Filipinas também estão considerando adquirir até 900 unidades, ressaltando o interesse regional nesta plataforma adaptável.

A potencial compra do First Win 4×4 se alinha com a necessidade de longa data do Paquistão por um veículo blindado leve (LAV) com rodas. Desde 2015, vários estudos e programas de desenvolvimento têm como objetivo garantir essa capacidade. Internamente, o Paquistão tentou desenvolver a plataforma “Light Armed Vehicle Assault” (LAVA) por meio de seu Military Vehicles Research and Development Establishment (MVRDE), com o objetivo de complementar um programa de veículo blindado de combate (AFV) 8×8.

A empresa privada paquistanesa Cavalier Group introduziu a série Hamza em configurações 8×8 e 6×6, com alguns modelos adquiridos para manutenção da paz da ONU. Ao mesmo tempo, entidades de produção públicas e privadas paquistanesas fizeram parcerias com fabricantes estrangeiros para co-comercializar e co-produzir LAVs para o mercado local. 

O First Win apresenta  proteção balística que atende aos requisitos de proteção da norma OTAN STANAG 4569 e é classificado em nível 3, capaz de suportar impactos de projéteis perfurantes em calibre 7,62X51 mm AP. O compartimento da tripulação possui proteções de casco em V contra minas e explosivos improvisados (IED). Construído de acordo com os padrões de blindagem da OTAN STANAG 4569 nível 3 contra explosivos de 8 kg embaixo das rodas. O modelo básico vem equipado com metralhadoras pesadas e lançadores de granadas automáticos e pode transportar até 10 passageiros, fornecendo proteção robusta para transporte de pessoal.

Alimentado por um motor diesel Cummins de 330 cavalos de potência e transmissão automática Allison, o First Win atinge uma velocidade máxima de 110 km/h em terrenos diversos. O modelo proposto no acordo, First Win 2, inclui recursos avançados como um casco monocoque e pode transportar até 11 pessoas. Seu design modular permite várias configurações, incluindo transporte de pessoal, veículos de combate, ambulâncias ou plataforma de reconhecimento.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.