A primeira corveta ucraniana foi ao mar para testes

E.M.Pinto


A corveta líder F 211 “Getman Ivan Mazepa” iniciou seus testes de mar. Este navio foi construído no estaleiro turco RMK Marine, localizado em Tuzla, para servir na Marinha Ucraniana.

Em dezembro de 2020, Kiev firmou um acordo com a Turquia para a construção de duas corvetas do projeto MILGEM para a Marinha Ucraniana. Segundo o plano original, a corveta líder deveria ser entregue à Ucrânia para finalização em Nikolaev no final de 2022, com previsão de entrega oficial à Marinha Ucraniana em 2024. No entanto, devido a circunstâncias imprevistas, os prazos foram alterados, e a conclusão das corvetas ocorrerá inteiramente na Turquia.

A “Hetman Ivan Mazepa” está equipada com um arsenal sofisticado, incluindo 16 lançadores verticais do sistema de mísseis antiaéreos de curto alcance MBDA VL MICA, um canhão de 76 mm Leonardo Oto Super Rapid, um sistema de artilharia antiaérea turco de cano duplo de 35 mm Aselsan Gokdeniz, e duas metralhadoras controladas remotamente Aselsan STAMP-2 de calibre 12,7 mm. Além disso, o navio provavelmente contará com dois tubos de torpedo de três tubos de 324 mm para torpedos anti-submarinos MU90.

O navio também está projetado para transportar permanentemente um helicóptero médio, ampliando suas capacidades operacionais.

Esses avanços demonstram um significativo fortalecimento da Marinha Ucraniana em termos de tecnologia naval e capacidades de defesa, alinhando-se com os esforços contínuos do país para modernizar suas forças armadas em meio a um ambiente geopolítico desafiador.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.