Polônia revela primeiro protótipo do veículo blindado Heron 6×6

Durante a XIII Conferência Científica Internacional EKSPLOBALIS_2024 a empresa polonesa de defesa Huta Stalowa Wola SA revelou o primeiro protótipo do veículo blindado sobre rodas Heron 6×6. 

Denominado P1, foi projetado para uso como veículo de comando no nível de comandante de batalhão para ser empregado nas unidades  mecanizadas e de artilharia. Este protótipo, que se junta à lista de veículos baseados no chassi checo Tatra 815-7, foi projetado para ser utilizado como veículo de comando no nível de comandante de batalhão para batalhões mecanizados ou unidades de artilharia.

Este veículo, que se assemelha  ao seu irmão menor, o Waran 4×4, é o resultado de uma colaboração entre a Huta Stalowa Wola SA e a holding checa Checoslovak Group, especificamente a Tatra Export. Esta parceria foi formalizada através de um acordo assinado em  setembro de 2020, com foco em fornecer soluções para as Forças Armadas Polonesas. O Heron 6×6 está equipado com equipamentos de comunicação interna e processamento de dados da TELDAT, incluindo o Sistema de Gerenciamento de Batalha BMS JAŚMIN e o Sistema de Comunicação Onboard VIS JAŚMIN.


O Heron 6×6 é baseado no veículo blindado TADEAS 6×6 (Tatra Defense Armored Solution), utilizando o chassi Tatra Force T 815-7 e apresentando dois eixos direcionáveis ​​– o primeiro e o terceiro – que melhoram a manobrabilidade, mesmo em terrenos difíceis. O sistema de transmissão automática Allison 4500SP foi padronizado com o mesmo usado nos veículos Waran 4×4 de série. O protótipo Heron 6×6 possui blindagem nível 3 conforme STANAG 4569 (resiste a munição perfurantes de 7,62×51 mm e 8 kg de explosivos) e peso de combate de até 22 toneladas. O primeiro protótipo foi fabricado na República Checa, enquanto o próximo veículo, que será entregue no outono, já contará com componentes fabricados na Polônia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.