Governo sérvio pretende adquirir até 5 mil unidades do drones Kamikaze Komarac

O Governo sérvio, sob a liderança do presidente Aleksandar Vucic, revelou recentemente planos para fabricar e implantar 5.000 drones kamikaze chamados Komarac. O Presidente Vucic inspecionou pessoalmente os protótipos destes drones durante uma visita ao Instituto Técnico Militar, onde enfatizou que o objetivo das Forças Armadas Sérvias é de atingir uma frota de 5.000 drones Mosquito. Além do Komarac, outro UAV apresentado ao Presidente foi o “Vrabac”, destinado a missões de reconhecimento e vigilância de curto alcance, abrangendo até 25 km.

 Esses drones suicidas estão equipados com ogivas e são projetados para ataques rápidos e precisos. Os mesmos são  armados com ogivas fabricadas pela estatal Krusik Corporation,possuindo um design aerodinâmico para implantação rápida em direção aos seus alvos, com a capacidade de retornar à base se o alvo não for adquirido dentro de um prazo definido. 

O desenvolvimento e produção do Komarac são supervisionados pelo Instituto Técnico Militar do Ministério da Defesa da República da Sérvia com componentes sendo fabricados por várias empresas da indústria nacional. A ogiva do drone é produzida pela empresa Krušik enquanto o próprio drone é fabricado pela Teleoptik Žiroskopi de Zemun. Tem alcance estimado de três quilômetros e tem  uma autonomia de cerca de 40 minutos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.