Colômbia demostra interesse no sistema de artilharia M109A6 Paladin

Em abril de 2024, oficiais do Exército colombiano visitaram o Centro de Treinamento McCrady, situado na Carolina do Sul, nos EUA. Esta visita teve como objetivo observar as capacidades do  sistema de artilharia M190A6 Paladin, atualmente implantado pelo 1º Batalhão do 170º Regimento de Artilharia de Campanha do Exército dos EUA, que utiliza o modelo . Durante uma visita aos Estados Unidos, oficiais colombianos demonstraram interesse no obuseiro autopropulsado M109A6 Paladin. 

Recentemente, o Exército Colombiano e a BAE Systems se envolveram em discussões sobre a possível transferência do obuseiro M-109A5+. Esta versão está equipada com recursos avançados, incluindo radares de medição de velocidade inicial e bloqueador remoto de tubos (compatível com o Paladin A6); um sistema digital de controle de incêndio; navegação inercial e GPS (permitindo procedimentos automatizados e integração em tempo real com mapas digitais); Rádios digitais Harris Falcon III, usados ​​por outros veículos blindados de tropas; e interfones Thales Sotas. Essas melhorias o tornam um sistema de ponta com os mais recentes avanços tecnológicos disponíveis no mercado.

O M109A6 Paladin é um obus autopropulsado com canhão M284 de 155 mm e metralhadora de 12,7 mm. Seu design é baseado em chassi de alumínio totalmente soldado, com blindagem de Kevlar para a torre, proporcionando maior proteção à tripulação e aos componentes internos. Este veículo, utilizado principalmente pela Ucrânia e pelos Estados Unidos, pesa 35.380 kg e pode atingir uma velocidade máxima de 62 km/h.

Desenvolvido nos Estados Unidos, o Paladin incorpora vários acessórios avançados, incluindo um Sistema de Extinção de Incêndio (AFES), um Escudo Blindado Transparente (TAGS), um sistema computadorizado de controle de fogo e um carregador automático de projéteis. Possui alcance operacional de 322 km, permitindo-lhe mover-se com eficiência no campo de batalha.

O M109A6 Paladin mede 9,70 metros de comprimento, 3,91 metros de largura e 3,7 metros de altura. Ele foi projetado para ser operado por uma tripulação de cinco pessoas, proporcionando manobras rápidas e capacidades de tiro essenciais para operações militares modernas. A Colômbia possui obuseiros de 155mm do tipo rebocado GDELS 155/52 APU/SBT e adquiriu recentemente obuseiros autopropelidos Elbit System Atmos 6×6. No entanto, o país está considerando adicionar um modelo blindado de terceira esteira, como o M-109A6, ao seu arsenal de artilharia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.