Comando de Operações Táticas (COT) na competição Forças Comando 2024

Por MATEUS BARBOSA

Dentre os dias 12 a 24 de Maio aconteceu a 18ª edição da competição Forças Comando, neste ano realizado na Academia Nacional de Policia do Panamá. Patrocinada pelo Comando Sul dos EUA, a competição tem como objetivo de adestrar as unidades de operações especiais participantes no combate ao terrorismo, narcotráfico e pirataria, além de estreitar relações e trocar experiências.

A competição em 2024 envolveu representantes de 17 países das Américas, sendo eles: México, Panamá(Anfitrião), Brasil, Colômbia, Equador, República Dominicana, Guatemala, Estados Unidos, Honduras, Peru, El Salvador, Jamaica, Paraguai, Costa Rica, Argentina, Belize e Trindade e Tabago.

Cada equipe participante é formada por 7 militares sendo eles, 4 militares da equipe de assalto, 2 militares atiradores de elite e 1 militar suplente. Os eventos testam as habilidades e proficiência do participante sob condições desconhecidas e estressantes em cenários simulados. Dentre as provas realizadas podemos citar:

  • Avaliação Física;
  • Qualificação de armamento principal e secundário;
  • Avaliação de distâncias (Sniper);
  • Pista de Obstáculos;
  • Habilidades de disparos de armas táticas e de precisão;
  • Combate urbano com resgate de reféns;
  • Marcha noturna de 20km;
  • Tiro sob stress e,
  • Evento Aquático.

Mais uma vez (terceira consecutiva) a unidade escolhida para representar o Brasil foi o Comando de Operações Táticas (COT) da Policia Federal que conseguiram a 5ª colocação geral do evento, oque é uma grande evolução em comparação com o ano passado na qual alcançamos o 10º lugar geral. O Campeão da edição 2024 foi o México, que participou com uma equipe de Forças Especiais do Exército Mexicano, Superando a Colômbia (maior vencedor da competição) e os EUA (Promotor do Evento).

Equipe das Forças Especiais do México, Campeã da edição 2024

O Brasil é um velho conhecido na competição, participando geralmente com equipes formadas por militares do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, conseguindo ser campeão na edição de 2009 que foi realizada no Brasil e 3º lugar geral na edição de 2011 realizada em El Salvador.

Equipe Brasileira do 1BFEsp campeã da edição 2009

FONTE: SOCSOUTH

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.