Segundo informações do jornalista português Victor Barreira do renomado portal de defesa Jane’s, o Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil pretende adquirir novos veículos blindados anfíbios 8×8 e carros de combate para substituir sua frota de Veículos Anfíbios de Assalto AAV7A1 (de primeira e segunda geração) e os carros de combate SK105A2S Kürassier atualmente em uso, disse o Vice Almirante (FN) Rogério Ramos Lage, Comandante de Material do Corpo de Fuzileiros Navais em entrevista ao portal Janes.
Os fuzileiros navais já estabeleceram os Requisitos técnicos para o projeto da viatura 8×8, onde um estudo preliminar está considerando o Veículo Anfíbio de Combate (Amphibious Combat Vehicle – ACV) 8×8 da BAE Systems, para atender às suas necessidades acrescentou. Em 1986 foram recebidos 12 unidades usadas, da versão LVTP-7A1 oriundas dos estoques do Corpo de Fuzileiros Navais Americano (USMC). Em 1997 foi adquirido um segundo lote de 14 carros tambem de segunda mão, da versão AAVP-7A1(Assault Amphibious Vehicle). Inicialmente a nova viatura 8×8 substituirá os CLANF (Carro Lagarta Anfíbio – designação do CFN) de primeira e segunda geração e complementando os recém adquiridos AAVP-7A1 da nova versão RAM/RS. que atualmente compõem Batalhão de Viaturas Anfíbias. Futuramente não é descartada a substituição da Viatura Blindada Especial Sobre Rodas (VtrBldEspSR) 8×8 PIRANHA IIIC pertencente a Companhia de Viaturas Blindadas Sobre Rodas Piranha (CiaVtrBldSR) pelo novo modelo de veiculo 8×8 a ser escolhido padronizando a frota.
Segundo o Almirante Lage dos 17 Carros de Combate Leve Sobre Lagartas (CCL SL) Steyr SK105A2S Kürassier adquiridos para o Batalhão Blindado de Fuzileiros em 2001, aproximadamente metade permanece em serviço ativo e com limitações de uso devido a vários sistemas não estão operacionais. A frota atual está composta por dezessete Carro de Combate Leve Sobre Lagartas (CCL SL) Sk105A2S e uma viatura blindada de socorro (VtrBldSoc) ARRV 4KH7FA Greif. A necessidade de substituição é urgente e o CFN esta considerando a aquisição de um novo carro de combate até 2032. Para isso estão sendo estudados tantos veículos sobre roda 8×8 quanto veículos sobre lagartas ou uma frota de ambas as configurações também esta sendo consideradas (não foi divulgado se os novos veículos seriam armados com canhão 105 mm ou 120mm). A aquisição inicial seria de 17 veículos em um primeiro lote e posteriormente mais veículos seriam adquiridos de forma gradativa visando reforçar as capacidades do Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav). Atualmente os SK-105A2S Kürassier fazem parte da Companhia de Carros de Combate (CiaCC).
O projeto de aquisição das viaturas 8×8 e dos carros de combate fazem parte do âmbito do PROADSUMUS, o Subprograma de Meios de Fuzileiros Navais componente do Programa Estratégico da Marinha “Construção do Núcleo do Poder Naval”. O Subprograma PROADSUMUS foi criado para consolidar e ampliar as capacidades operativas do CFN, garantindo-lhe atuar como a Força Naval de caráter anfíbio e expedicionário, por excelência, contribuindo para as demais tarefas do Poder Naval brasileiro. A obtenção desses meios de última geração, na fronteira da tecnologia militar, assegura um elevado grau de versatilidade e flexibilidade ao CFN, ampliando sua prontidão operacional e sua capacidade de projeção de poder em áreas de interesse estratégico nacional.