Mil mi 28NM Havoc: O Caçador noturno da VKS

A foto de capa é um presente de Rustam e apresenta um Helicóptero de combate modernizado Mi-28NM da aviação do exército das VKS na zona do Distrito Militar Norte foto 1 e no Fórum Técnico e Militar Internacional “Exército-2023”.  sem o seu radar N-25-N

Sugestão- Rustam Bogautdinov (Moscow)

texto e Tradução E.M.Pinto

Imagem- Gentileza Rustam para o Plano Brazil

Assim que o Plano Brazil retornou o nosso parceiro e colaborador Rustam nos respondeu e nos enviou informações sobre esta aeronave e o seus conteúdo, Reestabelecendo o nosso contato, Rustam continuará a nos fornecer valiosas informações sobre armas Russas e especialmente sobre o seu desempenho em campo de batalha. 

Mi 28 da Força Aérea de Uganda

Anos a atrás você viu com exclusividade no Plano Brazil nas matérias sobre o o então Milmi 28NM:

MAKS 2015 Parte I : Novidades

Você viu primeiro aqui: Mil Mi 28 NM é revelado

Semelhante ao Ka-52M, o helicóptero apresentado está equipado com KAM Strelets com mísseis guiados 9M342 Igla-S. classe ar-ar, mísseis Ataka-VM 9M120-1(1F) com LLKU, mísseis antitanque Vikhr-1, produto 305 (LMUR), mísseis guiados antitanque Khrizantema-VM 9M123M ATGM.

O Mi-28NM, conhecido pela OTAN como Havoc, é um helicóptero de ataque russo. Essa versão representa uma modernização do modelo Mi-28N anterior. Apesar de sua semelhança com o Havoc das versões anteriores  anterior, o “novo”, o Havoc NM demonstra uma eficácia ainda maior em combate.

Seu conjunto de sensores aprimorado inclui visões termais para os artilheiro de 3ª geração e um radar, MAWS e RWR novos, proporcionando uma consciência situacional aprimorada.

O arsenal foi enriquecido com dois novos ATGMs: o 9K127 Vikhr, conhecido pelos Ka-50/52, e o 9M123 Khrizantema, guiado por radar, anteriormente presente apenas no Khrizantema-S terrestre.

Apesar de não apresentar toda a flexibilidade de seus equivalentes Kamov, o Mi-28NM tem demonstrado ser uma caçador implacável contra carros de combate inimigos devido ao seu armamento preciso e avançado, além de possuir uma grande capacidade de sobrevivência, habilidade de manuseio e aviónica poderosa.

Informações gerais

Velocidade máxima a 1.000 m:  300 km/h

Altitude máxima: 5400 m

Motorização :2 x Klimov VK-2500P

Massa total: 12 0000kg

Teto operacional: 5400m

O Mi-28NM também tem acesso a uma grande quantidade de contramedidas, o que não é novidade nos helicópteros russos.

Sistemas defensivos

O Mi-28NM pode ser equipado com sistema MAW (Missile Approach Warning) e 128 contramedidas.

  • 128 contramedidas são instaladas nas pontas das asas em dois pods.
  • O Missile Approach Warning (MAW) detecta qualquer míssil que se aproxima aciona as contramedidas automaticamente.
  • O helicóptero está equipado com um sistema DIRCM (Contramedidas Direcionais de Infravermelho) baseado em laser, que direciona o feixe de laser para mísseis teleguiados infravermelhos que chegam para interromper efetivamente seu rastreamento. Este sistema é muito mais confiável e eficaz do que outros sistemas IRCM .
Diferenças estéticas entre as variantes da aeronave Mi 28N e Mi28NM

Armamento

Artigo principal2A42 (30 mm)

Mi-28NM está armado com:

  • 1 canhão 2A42 de 30 mm, torre de queixo (250 disparos)
  • 128 x contramedidas

Mi-28NM pode ser equipado com o seguinte material bélico:

1 2 3 4
Pontos de segurança Mi-28N.png
23 mm GSh-23L

canhões (250 cargas)

1 1
Bombas 250 kg FAB-250M-62 1 1 1 1
bombas FAB-500

M-62 de 500 kg

1 1 1 1
Foguetes S-8KO 20 20 20 20
Foguetes S-13OF 5 5 5 5
 9K127 Vikhr 6 6
9M39 Igla 4 4
 9M120-1 Ataka 4, 8 4, 8
9M123 Khrizantema 4 4

O Mi-28NM possui uma ampla seleção de armamento para diversas funções, desde a caça de pequenos animais até os alvos mais blindados.

Três tipos de ATGMs estão disponíveis sendo eles:

O 9M120-1 Ataka padrão é praticamente idêntico ao 9M120 Ataka básico visto em helicópteros soviéticos anteriores, mas tem orientação de feixe em vez de SACLOS. 800 mm de penetração de ogivas tandem e 6 km de alcance estão abaixo da média em uma classificação de batalha tão alta e não é seguro para uso contra SAMs de radar.

Os Vikhrs são completamente superiores aos Atakas, com alcance de mais de 8 km e uma ogiva de proximidade, permitindo-lhes atacar a distâncias mais seguras e abater SAMs que se aproximam como um sistema de proteção ativa improvisado.

Isto os torna de longe a opção mais flexível, mas também têm uma capacidade mais limitada de apenas 6 tubos por lançador, contra 8 para os outros.

Os Khrizantemas são descendentes mais pesados ​​do Ataka e, embora o alcance ainda seja de apenas 6 km, eles têm penetração 50% maior e atingem com tanta força quanto um  Kornet, neutralizando facilmente a maioria dos tanques de primeira linha.

O Mi-28NM ainda tem acesso aos mísseis Igla, tornando-o uma plataforma antiaérea formidável contra jatos em baixa velocidade e capacidade de manobra, ao custo da capacidade ATGM. Deve-se notar que o Vikhr também pode ser usado para a função antiaérea, mas requer a atenção constante do operador de armas enquanto os  Igla operam no modo dispare e esqueça.

Curiosamente, o arsenal do Mi-28NM adiciona de volta as bombas de 250 kg e 500 kg que não estavam disponíveis nos dois helicópteros russos anteriores e foram vistas pela última vez no Mi24P.

Assim, o altamente avançado Mi-28NM e o ápice da linha Mil Mi é de fato o melhor helicóptero-bombardeiro da VKS capaz de transportar  4x 500 kg = 2.000 kg destas bombas.

Uso em batalhas

O Mi-28NM é um caça caça carros de combate e deve ser usado como tal. Ele possui um conjunto de armas muito capaz para todos os cenários: desde destruição de colunas até tarefas anti-navio. A função principal do Mi-28NM é o Apoio Aéreo Próximo, tornando-o uma plataforma muito capaz para ajudar aliados terrestres contra outros meios terrestres com foguetes e mísseis. No entanto, pode ser usado principalmente de três maneiras:

  • Função antitanque: devido à quantidade significativa de ATGMs que pode transportar, o Mi-28NM é mais do que adequado para destruir tanques em todas as distâncias e em todos os climas. Árvores, edifícios e outras coberturas ambientais devem ser usadas para garantir a capacidade de sobrevivência do Havoc, pois irão protegê-lo da detecção e, no caso de ser avistado e engajado, uma rota de fuga, bem como uma cobertura sólida contra mísseis inimigos e anti- canhões de ar.
  • Lançador de foguetes: as imensas quantidades de foguetes que pode transportar fazem dele um MLRS voador, capaz de bombardear todos os tipos de alvos terrestres com a vasta seleção de foguetes. Os foguetes S-8KO provam ser os melhores para destruir alvos blindados e alvos com blindagem leve, mas dispersos, já que a penetração e a quantidade dos foguetes garantem que você seja capaz de cobrir uma área mais ampla com salvas. Os foguetes S-13OF são mais um foguete de serviço pesado onde muito poder explosivo precisa ser centralizado em um único lugar, por exemplo, ao derrubar bases inimigas e pontos de controle no modo Helicopter Enduring Confrontation.
  • Antiaéreo: não apenas os Vikhrs provam ser uma arma antiaérea formidável, mas a grande quantidade de Iglas mostra que o Mi-28NM é muito capaz de cuidar do espaço aéreo, já que pode suportar no máximo 8 alvos quase simultaneamente. A melhor maneira de abordar essa função é ficar protegido, fora de vista e atacar apenas quando uma aeronave inimiga for avistada, seja um helicóptero ou jato. Uma das principais desvantagens de enfrentar helicópteros com o Igla é que a maioria terá MAW no nível superior, o que irá disparar automaticamente sinalizadores e confundir o Igla; por esta razão, oponentes desavisados ​​devem ser alvejados e, se possível, metralhados com o canhão automático.