Para fazer frente a ameaça chinesa, Força Aérea Indiana avalia a aquisição de mais aeronaves AWACS baseadas na plataforma ERJ-145

E.M.Pinto

Informações- noticiários Indianos

Colaboração e sugestão-Shiv para o Plano Brasil

Para fazer frente a ameaça chinesa que avança em suas fronteiras, a Força Aérea Indiana (IAF) começa a mobilizar-se em busca do fortalecimento de suas capacidades de defesa aérea.

Durante um live destinada a falar sobre assuntos de defesa, o comandante da IAF, Marechal Bhadauria declarou e confirmou que a Força Aérea Indiana lançou um estudo para a aquisição de plataformas de Alerta aéreo Antecipado e Controle baseados no EMBRAER-145.
O  Netra como é conhecido, foi desenvolvido pelo departamento de defesa indiano para reforçar as capacidades de frota de AWACS da Índia. O alerta soou após os recentes combates na fronteira sino indiana. Sabe-se que a IAF pensa também num programa paralelo, denominado NETRA 2.0 o qual, tem como base a plataforma da aeronave AIRBUS C-295, assim que um acordo em curso for fechado com a Airbus-Tata.

A surpresa é que em sua declaração,  Bhadauria  afirmou categoricamente que “A IAF está ansiosa para adquirir mais 5 cinco novas aeronaves Netra AEW & C, as aeronaves tem como base o jato regional EMBRAER ERJ145 . Atualmente, a Embraer ainda está fornecendo sobressalentes e suporte para os três Netra AEW &C adquiridos pela Índia e conta com dois aviões já operacionais na IAF, sendo o terceiro, um vetor de testes do departamento de defesa.

O governo indiano também indicou o interesse em iniciar as negociações para adquirir a subsidiária da fabricante brasileira de aeronaves comerciais, que inclui a família de jatos regionais ERJ 135/140/145. As negociações com a Embraer podem ser uma das possíveis razões pelas quais a IAF está interessada em adquirir mais aeronaves Netra com base em ERJ145 AEW & C, o que pode sepultar de vez a proposta que correria com a AIRBUS.Desta forma, o programa NETRA 2.0 poderia ter como plataforma a a mais nova variante ERJ 145XR (Extra Long Range) da Embraer lançado em 2020e que possui com alcance de 3700 km, com um aumento significativo de raio de ação em relação a outras versões comerciais do ERJ 145. Analistas militares no entanto atestam que Netra 2.0 baseado no C-295 pode ser escolhido no futuro, uma vez que o requisito da IAF é de nada menos que 15 unidades destinadas para esta função.

Atualemente a IAF busca obter 06 aeronaves AWACS baseados no Airbus A330 até 2030 e deve adquirir mais 02 AWACS baseados no IL-76 Phalcon entre 2025-26.

5 Comentários

  1. Seria profícuo ressuscitarem a ideia do AEW&C usando como plataforma o E190/195 (E1 ou E2)… A FAB deveria encampar essa ideia em conjunto… Isto, também, poderia ser uma alternativa ao NETRA 2.0, além, por óbvio, mais aeronaves NETRA com o E145…
    Quanto a ideia da Índia adquirir a aviação comercial da Embraer…. O novo presidente da empresa, ainda bem, tem falado que não haverá qualquer outra situação que se assemelhe ao que estava acontecendo junto à BOEING, ou seja, não haverá uma venda de nenhuma divisão da empresa brasileira e sim parcerias sérias e não a “cara-c*” que estavam fazendo… No máximo (acredito eu), a venda de uma participação acionária minoritária (menos de 50%) da divisão.
    Não sou contra, muito pelo contrário, seria uma participação interessante, num mercado militar relevante.

  2. -Parabenizo à Direção, o retorno do site planobrazil.com, pois sentimos muito a sua falta, e o considero como um dos melhores sites não só do Brasil, mas do mundo com relação a artigos aviação, mísseis, aviões, submarinos, belonaves, enfim armamento em geral, e encomendas das forças armadas mundiais.
    – Sei que não é fácil manter um site especializado, ainda mais nos dias de hoje.
    Que tenham sucesso na nova caminhada.
    Abraço
    Jorge Costi Knoll – advogado – Formigueiro/RS

  3. Adoro artigos sem data perdidos no infinito da internet e que nunca servem como fonte segura, justamente por não ter como verificar uma data de publicação, é preciso consultar outras fontes…

Comentários não permitidos.