Defesa & Geopolítica

Para fazer frente a ameaça chinesa, Força Aérea Indiana avalia a aquisição de mais aeronaves AWACS baseadas na plataforma ERJ-145

Posted by

E.M.Pinto

Informações- noticiários Indianos

Colaboração e sugestão-Shiv para o Plano Brasil

Para fazer frente a ameaça chinesa que avança em suas fronteiras, a Força Aérea Indiana (IAF) começa a mobilizar-se em busca do fortalecimento de suas capacidades de defesa aérea.

Durante um live destinada a falar sobre assuntos de defesa, o comandante da IAF, Marechal Bhadauria declarou e confirmou que a Força Aérea Indiana lançou um estudo para a aquisição de plataformas de Alerta aéreo Antecipado e Controle baseados no EMBRAER-145.
O  Netra como é conhecido, foi desenvolvido pelo departamento de defesa indiano para reforçar as capacidades de frota de AWACS da Índia. O alerta soou após os recentes combates na fronteira sino indiana. Sabe-se que a IAF pensa também num programa paralelo, denominado NETRA 2.0 o qual, tem como base a plataforma da aeronave AIRBUS C-295, assim que um acordo em curso for fechado com a Airbus-Tata.

A surpresa é que em sua declaração,  Bhadauria  afirmou categoricamente que “A IAF está ansiosa para adquirir mais 5 cinco novas aeronaves Netra AEW & C, as aeronaves tem como base o jato regional EMBRAER ERJ145 . Atualmente, a Embraer ainda está fornecendo sobressalentes e suporte para os três Netra AEW &C adquiridos pela Índia e conta com dois aviões já operacionais na IAF, sendo o terceiro, um vetor de testes do departamento de defesa.

O governo indiano também indicou o interesse em iniciar as negociações para adquirir a subsidiária da fabricante brasileira de aeronaves comerciais, que inclui a família de jatos regionais ERJ 135/140/145. As negociações com a Embraer podem ser uma das possíveis razões pelas quais a IAF está interessada em adquirir mais aeronaves Netra com base em ERJ145 AEW & C, o que pode sepultar de vez a proposta que correria com a AIRBUS.Desta forma, o programa NETRA 2.0 poderia ter como plataforma a a mais nova variante ERJ 145XR (Extra Long Range) da Embraer lançado em 2020e que possui com alcance de 3700 km, com um aumento significativo de raio de ação em relação a outras versões comerciais do ERJ 145. Analistas militares no entanto atestam que Netra 2.0 baseado no C-295 pode ser escolhido no futuro, uma vez que o requisito da IAF é de nada menos que 15 unidades destinadas para esta função.

Atualemente a IAF busca obter 06 aeronaves AWACS baseados no Airbus A330 até 2030 e deve adquirir mais 02 AWACS baseados no IL-76 Phalcon entre 2025-26.

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com