Antigo submarino nuclear ganha nova vida no estaleiro Nerpa

O B-448 Tambov foi encomendado para a Frota do Norte em 1993. Foto: Marinha russa

Sugestão- Iuri, tradução e adaptação- E.M.Pinto

O submarino Tambov da classe Victor-III iniciará novos testes de mar em 2021, após seis anos de reparo e modernização

A Frota do Norte da Rússia receberá, nos próximos anos, vários submarinos de 4ª geração da classe Yasen e Borei. Mais na sombra dessas “estrelas” está a modernização contínua de navios mais antigos, como o Tambov .

O Tambov (B-448) foi o último submarino com propulsão nuclear a ser estacionado no Baltisky Yard no que naquela época era chamado de Leningrado. Comissionado em 1993, ele entrou em serviço em um período pós-soviético, quando os navios da Frota do Norte permaneciam principalmente no porto. De 1993 a 1997, Tambov havia navegado apenas em quatro patrulhas, de acordo com rusnavy.com, um portal que mantém rastros históricos de navios individuais da marinha russa.

Em 2015, o submarino foi transferido da ativa para o estaleiro Nerpa ao norte de Murmansk, na Península de Kola. O estaleiro faz parte do Zvezdockha em Severodvinsk e, nos últimos 20 anos, é conhecido principalmente por seu trabalho no descomissionamento de embarcações nucleares, tanto da Marinha quanto da frota quebra-gelo civil.

Alguns submarinos, porém, foram reparados tas como, o sub Vepr da classe Akula que passou por uma modernização no período de 2014 a maio deste ano. O Tambov estava programado para os primeiros testes de mar neste outono, mas agora o site korabel.ru informa sobre um atraso e que os testes devem começar em 2021.

O submarino é um dos três submarinos da classe Victor-II restantes na Frota do Norte. Os outros dois são Obninsk e Daniil Moskovskiy .

 

Fonte: thebarentsobserver