A Marinha dos Estados Unidos selecionou a Boeing e a Lockheed Martin para a primeira fase do programa XLUUV

O estaleiro russo Vyborg instalou o navio da guarda costeira da classe de gelo Purga do projeto 23550 925 001Tradução e adaptação-E.M.Pinto

A Marinha dos Estados Unidos selecionou a Boeing e a Lockheed Martin para a primeira fase do programa XLUUV, o primeiro contrato assinado pelas as empresas foi firmando em setembro de 2017. O programa visa criar um sistema não tripulado que possa operar independentemente no mar por meses. O contrato de projeto concedido à Lockheed Martin foi de US $ 43,17 milhões, enquanto o contrato concedido à Boeing foi de aproximadamente US $ 42,27 milhões. 

A Boeing recebe um adicional de $ 11.096.697 de custo mais taxa fixa ao contrato anteriormente concedido N00024-17-C-6307 para exercer opções de serviços de suporte de engenharia em apoio ao programa Extra Large Unmanned Undersea Vehicle (XLUUV). Este exercício de opção destina-se aos serviços de engenharia sob o contrato existente que serão usados ​​para desenvolver e estudar recursos adicionais, cargas úteis, usos operacionais e cenários de implantação para o programa XLUUV. O trabalho será realizado em Huntington Beach, Califórnia (75%); e Cockeysville, Maryland (25%), com previsão de conclusão até setembro de 2021. O financiamento fiscal de 2020 para pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação (da Marinha) é estimado em $ 4.836.002 e será obrigatório no momento da concessão e não expirará no final do ano fiscal corrente informou o Naval Sea Systems Command, Washington, DC,

A Lockheed Martin, Rotary and Mission Systems, recebeu um aditivo de US$ 7.131.524  para exercer opções de serviços de suporte de engenharia em apoio ao desenvolvimento do subsistema de Veículo Submarino Não Tripulado (UUV). Este exercício de opção destina-se aos serviços de engenharia sob o contrato existente que será usado para desenvolver e estudar subsistemas UUV e conceitos inicialmente desenvolvidos sob o programa Extra Large Unmanned Undersea Vehicle (XLUUV), isto  inclui a capacidades de navegação, autonomia e implantação de carga útil. As obras serão realizadas em Riviera Beach, Flórida, e a conclusão está prevista para setembro de 2021.

A Marinha dos Estados Unidos pretende adquirir um total de nove XLUUVs.  A Boeing venceu o contrato de $ 43 milhões na segunda fase da competição para construir, testar e entregar quatro XLUUVs e elementos de suporte relacionados em fevereiro de 2019. Um acréscimo de contrato no valor de $ 46,7 milhões foi concedida à empresa em março de 2019 para a produção de um protótipo adicional do veículo, elevando o valor total do contrato para $ 274 milhões. A Boeing fez parceria com a Huntington Ingalls Industries (HII) para projetar e desenvolver novos veículos submarinos não tripulados para o programa XLUUV da Marinha dos EUA em junho de 2017.

O estaleiro russo Vyborg instalou o navio da guarda costeira da classe de gelo Purga do projeto 23550 925 001

O XLUUV é um veículo submarino autônomo extra grande não tripulado (XLUUV) projetado para atender à crescente demanda por consciência operacional submarina e entrega de carga útil. A Marinha dos Estados Unidos usará o XLUUV para capacidades potenciais, como contra-medidas contra minas, guerra anti-superfície (ASuW), guerra anti-submarina (ASW), guerra eletrônica (EW) e missões de ataque. Os principais atributos incluem alcance estendido do veículo, autonomia e persistência. O Orca XLUUV transitará para uma área de operação  com a capacidade de estabelecer comunicações periodicamente, implantar cargas úteis e retornar para suas bases de maneira autônoma. 

 

Fonte: Navy Recognition