Wilson Sons e Damen farão oferta conjunta do novo navio de apoio à Antártica para a Marinha do Brasil que substituirá o navio de apoio oceanográfico Ary Rongel.
A dupla pretende estender a parceria para outros projetos em análise pela Marinha. As propostas para a NApAnt devem ser enviadas até o final deste ano e o anúncio final do vencedor será feito em meados de 2021.

“Desde nosso primeiro trabalho com a Wilson Sons, há 25 anos, temos a certeza de encontrar um parceiro capaz, competente e comprometido no Brasil” , comentou Rutger Dolk , diretor de Cooperação Técnica da Damen.
“Essa parceria estratégica fez toda a diferença para o sucesso da nossa atuação no país e nos faz sentir seguros para entregar os navios com a qualidade exigida pela Marinha.”
Além do processo de licitação da NApAnt, a Marinha do Brasil também analisa a potencial construção de duas embarcações de apoio hidroceanográfico. As futuras demandas de embarcações de patrulha e de busca e salvamento também podem estar condicionadas à necessidade da força naval a médio prazo e estão no âmbito da parceria firmada entre as duas empresas.
A NApAnt apoiará a estação brasileira na Antártica, Comandante Ferraz, no extremo sul do planeta. A embarcação terá capacidade suficiente para dar suporte logístico ao continente congelado, atendendo às especificidades exigidas de construção, transportando volumes significativos de cargas e equipamentos, além de abrigar modernos laboratórios científicos, com conforto e segurança para sua tripulação.
A exigência de produção de conteúdo local é de pelo menos 45% e os investimentos são da ordem de R $ 750 milhões. Caso as empresas ganhem a licitação, a embarcação será construída no estaleiro Wilson Sons, no Guarujá, em São Paulo.