Ucrânia planeja aquisição de 03 novas aeronaves de transporte militar AN-178

 

A Ucrânia anunciou planos para compra de três novas aeronaves de transporte militar AN-178. As aeronaves são destinadas asubstituir sua frota envelhecida de aeronaves AN-26.

Citando um relatório do Ministro de Indústrias Estratégicas Oleg Urusky, a Mil.in.ua informou que o Ministério da Defesa da Ucrânia já preparou um projeto de contrato com a Antonov para a compra de três aeronaves AN-178.

“Espero que continuemos a aumentar o número de aeronaves encomendadas pelo nosso Ministério da Defesa”, disse Urusky.

Autoridades ucranianas confirmaram que o objetivo é substituir sua frota envelhecida de aeronaves de transporte militar da era soviética especialmente após o acidente envolvendo uma aeronave o AN-26 que caiu na região de Kharkiv.

Em 25 de setembro de 2020, um AN-26Sh da Força Aérea da Ucrânia caiu na região de Kharkiv. O avião transportava 20 cadetes e sete oficiais da Universidade da Força Aérea de Kharkiv e estava em um vôo de treinamento. Apenas uma pessoa sobreviveu.

O AN-178 é uma aeronave militar de transporte aéreo projetado pela empresa ucraniana Antonov e é  baseada no jato regional Antonov An-158 (An-148-200).

Fonte Defence Blog