Airbus recebe novo pedido de aeronaves Airbus A330 MRTT Multi-Role Tanker Transport

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

De acordo com um comunicado de imprensa publicado em 28 de setembro de 2020, a Airbus recebeu um pedido firme para a compra de uma aeronave Airbus A330 MRTT de Transporte, reabastecedor Multifunção da OCCAR, a organização europeia para a gestão de programas de armamento cooperativo.

O pedido, que a OCCAR fez em nome da Agência de Aquisições e Apoio da OTAN (NSPA), segue a decisão de Luxemburgo de maximizar sua participação no programa Multinacional MRTT Fleet (MMF) com um aumento significativo de 200 para 1.200 horas de voos . A aeronave faz parte das três opções adicionais originalmente incluídas no contrato e aumentará a frota do MMF para nove aeronaves.
Este novo pedido surge após a entrega bem-sucedida das duas primeiras aeronaves, com treinamento e atividades operacionais já realizadas. A aeronave adicional proporcionará maior disponibilidade da frota MMF, permitindo que outras nações da OTAN atendam às suas necessidades de reabastecimento aéreo, transporte estratégico e evacuação médica.
O programa MMF é financiado pela Holanda, Luxemburgo, Noruega, Alemanha, Bélgica e República Tcheca, os quais têm o direito exclusivo de operar as aeronaves de propriedade da OTAN em regime de “pooling”, um excelente exemplo de colaboração de defesa operacional europeia. A aeronave será configurada para reabastecimento em voo, transporte de passageiros e carga além de operações de evacuação médica.
A Agência Europeia de Defesa (EDA) iniciou o programa de MMF em 2012. A OCCAR gerencia a fase de aquisição de MMF como Agente de Execução do Contrato em nome da NSPA. Após a fase de aquisição, a NSPA será responsável pela gestão completa do ciclo de vida da frota.
O A330 MRTT combina a tecnologia avançada de um reabastecedor de nova geração com a experiência operacional registrada durante mais de 200.000 horas de voo em serviço. O A330 MRTT é interoperável em todo o mundo e oferece verdadeiras capacidades multifuncionais, conforme comprovado durante o recente MEDEVAC e missões estratégicas de transporte relacionadas à pandemia COVID-19.

 

Fonte: Air Recognition