O acordo vale cerca de US $ 2 bilhões, com o radar montado na plataforma russa.
Tradução e adaptação-E.M.Pinto
Um dia antes do ataque aéreo realizado pela Força Aérea indiana em Índia em 26 de fevereiro em um centro de treinamento do grupo terrorista Jaish-e-Mohammed em Balakot no Paquistão, o Ministério da Defesa Indiano moveu o Comitê de Segurança do Gabinete para aquisição de mais dois sistemas de alerta aéreo e controle PHALCON (AWACS). As aeronaves que utilizam sistemas de radares israeleneses foram encomendadas para igualar as crescentes capacidades do Paquistão.
O Conselho de Aquisição de Defesa (DAC) assumiu no final de maio, a compra de 21 caças de defesa aérea MiG-29 atualizados da Rússia para deter o crescente déficit de esquadrões de caça.
Representantes do ministério da defesa Indiano informaram que a necessidade do PHALCON AWACS era sentida, já que o Paquistão possui sete aeronaves AWACS em serviço, em comparação com cinco em serviço na IAF.
Após o ataque de Balakot, a exigência foi sentida mais intensamente, com Islamabad instalando dois AWACS 24 horas por dia no norte e no sul, enquanto a Índia só conseguia manter esta capacidade por 12 horas por dia ao longo de suas fronteiras norte e oeste. Ambos os lados empregaram seus AWACS durante o conflito aéreo de 27 de fevereiro no setor de Nowshera, em Jammu.
Os AWACS controlam o teatro de batalha em tempos de hostilidade, fornecendo informações antecipadas sobre o movimento de ativos aéreos do adversário, bem como direcionando a defesa aérea para evitar qualquer violação do espaço aéreo doméstico.
O Paquistão possui atualmente três SAAB-2000 e quatro Shaanxi Y-8; supostamente a PAF perdeu duas aeronaves SAAB em um ataque terrorista contra a PNS Mehran em Karachi em 22-23 de maio de 2011. As aeronaves da SAAB fornecem uma cobertura de 270 graus das posições inimigas, mas a plataforma tem restrições de altura devido a motores turbo-propulsores.
Em comparação, a IAF tem três PHALCON AWACS construídos por Israel e mais dois sistemas de Alerta aéreo antecipado construídos pelo DRDO montados em uma plataforma a jato da Embraer.
A aeronave israelense é equipada com o sistema de radar Green Pine topo de linha que podeescanear o território inimigo em uma faixa de 300 a 500 km.
Foi este avião quem coordenou com sucesso as operações aéreas contra um pacote de 24 caças da Força Aérea do Paquistão em 27 de fevereiro em Nowshera.
Vamos montar no KC? (Esqueci o nome completo do novo cargueiro).
KC390
2bi por 2 aviões?? não está muito faturado estes valores? 1Bi por aeronave!