Defesa & Geopolítica

Segundo o Military Review o “matador de Flankers” não passa de um Manequim

Posted by

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

A guerra de desinformção é e sempre será uma arma a ser usada pela concorrência. Essa máxima vale para todos.

Na Suécia, recentemente, uma declaração em particular causou escândalo especialmente por ter sido pronunciada por um alto oficial da Força Aérea Suéca a (Flygvapnet).

O comandante-em-chefe da Força Aérea Sueca, general Mats Helgesson, afirmou categoricamente que os seus caças Gripen E foram criados para ser “destruidores” das aeronaves russas” o que foi propagado por aqui como os “Matadores de Flankers”.

Nesta semana porém, mais um escandalo assola  o meio militar envolvendo novamente a Força Aérea Suéca. De acordo com o Military Review os 14 caças multifuncionais Gripen-E encomendados pela Flygvapnet  são naverdade carcaças (Manequins), sem recheio eletrônico, radares e sistemas eletrônicos.

A matéria do MR afirma que o lote inicial de aeronaves foi encomendado com as células  “vazias”, para depois serem “recheadas” com os equipamentos, porém, a nota afirma que as células ainda encontram-se vazias.

As 14 fuselagens foram fabricadas, mas ainda estão sem equipamento eletrônico. De acordo com dados preliminares, não há dinheiro suficiente. Estamos falando de pelo menos centenas de milhões de coroas.

Ninguém explica por que não foram fornecidos os meios para completar a frota de aeronavesq ue oermanecem sem recheio eletrônico e armas.

Enquanto isso, especialistas observam que a fuselagem “vazia” e ociosa da fábrica torna as aeronaves de combate ainda mais caras. Mas ninguém se compromete a comentar quando as fuselagens serão preenchidas com equipamentos e armas.

O Gripen 39E (Gripen E) é um caça multi-função sueco 4g++ e deriva da variante anterior a qual está em serviço na Flygvapnet desde 1997, é uma aeronave de sucesso também operado em outros países do mundo e que venceu a concorrência para fornecimento de um lote inicial de 36 aronaves para FAB, Força Aérea Brasileira, lançadora internacional da Série F-39E.

22 Comments

shared on wplocker.com