Moscou e Ancara podem embarcar na produção conjunta de armas de alta tecnologia

 

MOSCOU, 8 de abril / TASS /. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que Moscou e Ancara podem embarcar no desenvolvimento conjunto e na produção de equipamentos militares de alta tecnologia.

“Podemos muito bem embarcar no desenvolvimento conjunto e na produção de equipamentos militares de alta tecnologia”, disse ele em entrevista coletiva após suas conversas com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. 

“As empresas turcas implementaram projetos no valor de US $ 70 bilhões nos últimos anos – basta pensar nesses números! Esses são bons números”, disse ele.

“Um grande número de instalações foi construído, tanto como parte da preparação para as Olimpíadas de Sochi e para a Copa do Mundo”, acrescentou.

Putin também disse que boas oportunidades de cooperação entre os dois países estão se abrindo na química, na indústria metalúrgica, na produção de fertilizantes, no transporte rodoviário e na indústria automobilística.

Com relação aos contratos de sistemas de defesa, Erdogan ressaltou que trata-se de um direito soberano da Turquia a compra de sistemas de mísseis S-400 da Rússia,  após conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou.

“Nós já elaboramos um roteiro para implementar o acordo dos sistemas  S-400. Fizemos as etapas correspondentes. Está tudo acabado agora. Com tudo isso feito, alguém vai ser contra, chamar para abandonar o negócio, não para reconhecer o nosso uma vez que tenhamos chegado a um acordo e assinado o acordo, naturalmente, vamos continuar a avançar. É o nosso direito soberano. Ninguém pode exigir que nós renunciá-lo “,enfatizou.

“Gostaria de mais uma vez agradecer ao Sr. Putin pela hospitalidade demonstrada a mim e à minha delegação. Gostaria de convidar o Presidente Putin para participar da próxima reunião do Conselho de Cooperação de Alto Nível que será realizada em nosso país”, disse Erdogan. disse.

S-400 e a controvérsia

A mídia informou em novembro de 2016 que estavam em andamento negociações sobre possíveis vendas de sistemas russos S-400 para a Turquia. A parte russa confirmou que o contrato foi assinado em setembro de 2017. O presidente turco disse na época que um adiantamento já havia sido feito. Os Estados Unidos vêm tentando quebrar o acordo.

O S-400 Triumf da Rússia (nome de relatório da OTAN: SA-21 Growler) é o mais recente sistema de mísseis antiaéreos de longo alcance que entrou em serviço em 2007. Foi projetado para destruir mísseis cruzeiros e balísticos, incluindo mísseis de médio alcance e alvos de superfície. O sistema pode atingir alvos aerodinâmicos a uma distância de até 400 km e alvos balísticos táticos voando a uma velocidade de 4,8 km / s a ​​uma distância de até 60 km. Tais alvos incluem mísseis de cruzeiro, aeronaves táticas e estratégicas e ogivas de mísseis balísticos.

Os radares do sistema detectam alvos aéreos a uma distância de até 600 quilômetros (373 milhas). Os mísseis superfície-ar 48N6E3 do sistema podem atingir alvos aerodinâmicos em altitudes de 10.km a 27km e ameaças balísticas em altitudes de 2km a 25km.

Síria

Falando sobre a situação na Síria, o governo de Erdogan disse que enfatizou que “ambos os países compartilham posição sobre as questões da integridade territorial da Síria e da luta antiterrorista”.
Ancara e Moscou estão discutindo uma ampla gama de questões de cooperação no setor de defesa, incluindo contratos de fornecimento e produção conjunta, Fahrettin Altun, diretor de comunicações do presidente turco, escreveu no Twitter na segunda-feira.

“Estamos realizando uma ampla discussão com a Rússia sobre nossa cooperação no setor de defesa. Estamos discutindo as questões que vão desde o fornecimento mútuo de equipamentos militares até a produção conjunta. A cooperação bilateral na área de defesa é de grande alcance e continua em desenvolvimento”, Altun. disse antes de uma reunião em Moscou na segunda-feira entre os presidentes turco e russo, Recep Tayyip Erdogan e Vladimir Putin.

Falando sobre a situação na Síria, Altun ressaltou que

“ambos os países compartilham posição sobre as questões da integridade territorial da Síria e da luta antiterrorista”. “Estamos convocando todos os países que apóiam os terroristas, que ameaçam a integridade da Síria, a parar com isso e dar sua contribuição [ao acordo]”, escreveu ele.

Na segunda-feira, Erdogan e Putin participarão da oitava sessão do Conselho de Cooperação de Alto Nível Russo-Turco. As conversas serão centradas na Síria, no fornecimento de sistemas de mísseis S-400 para a Turquia, na implementação do gasoduto TurkStream e em outros assuntos vitais. 

Fontes: TASS 1

TASS 2

TASS 3