LAAD 2019- SAAB e Embraer apresentam evolução do Projeto Gripen na LAAD

SAAB e Embraer apresentam evolução do Projeto Gripen na LAAD

Representantes da Embraer e da sueca SAAB apresentaram o andamento do Projeto Gripen durante a LAAD Defence & Security. O programa consiste na aquisição de 36 aeronaves de caça Gripen, que integrarão a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Além do desenvolvimento dos aviões, a parceria entre Brasil e Suécia prevê transferência de tecnologia, treinamentos e intercâmbio militar.

Estão envolvidas no projeto as seguintes empresas: Embraer, SAAB, Akaer, AEL, Atech, ATMOS e SAAB Aeronautics. Com a aquisição, o Brasil estará preparado para lidar com as principais ameaças do século 21. O caça Gripen será o mais avançado da Força Aérea Brasileira. Ele é capaz de detectar ameaças ocultas.

Foram mostradas, em vídeo, as instalações do Centro de Desenvolvimento – unidade localizada em Gavião Peixoto (SP), onde futuramente serão produzidas 13 aeronaves. No local, inaugurado em novembro de 2016, trabalham 120 engenheiros – 106 deles brasileiros. No prédio, os profissionais possuem comunicação direta com a equipe da Suécia envolvida no projeto. O local é equipado para monitorar todas as campanhas de voo do Gripen.

O programa contribui para a economia, aquisição de treinamentos, aprendizado na transferência de tecnologia e no aperfeiçoamento dos profissionais. Está previsto para 2021 a chegada no País da primeira aeronave Gripen fabricada na Suécia. E em 2024 fica pronto mais um Gripen, feito no Brasil.