EXÉRCITO BRASILEIRO APOIA A ETIÓPIA NA CONDUÇÃO DE TREINAMENTO PARA OPERAÇÕES DE PAZ NA ÁFRICA

Etiópia (Àfrica) – O Centro de Treinamento de Apoio à Paz da República Democrática Federal da Etiópia (FDRE PSTC, sigla em inglês) foi criado em 2015 e, desde então, tornou-se um centro de excelência na preparação de militares, policiais militares e civis em prol das Operações de Paz no continente africano.

Nesse contexto, o Exército Brasileiro coopera com a Etiópia desde 2017, por meio de intercâmbio de conhecimentos e experiências relativos às Operações da Paz das Nações Unidas. Para tanto, o FDRE PSTC e o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) são reconhecidos, sob esse Convênio, como organizações especializadas na instrução, treinamento e pesquisa relacionadas às Missões de Paz.

No dia 4 de fevereiro do corrente ano, o Comandante do FDRE PSTC, General de Brigada Habtamu Tilahun, apresentou os cumprimentos de boas vindas ao instrutor brasileiro designado para o ano de 2019, o TC Fabio Rodrigo de Assis. Na ocasião, o Comandante do Centro agradeceu o apoio do Exército Brasileiro e ressaltou a necessidade de avançar no acordo firmado entre ambos os países.

Dentre as principais atribuições do Instrutor brasileiro no FDRE PSTC, cabe destacar: – conduzir cursos e desenvolver currículos nas lides da preparação para as Operações de Paz, seguindo a doutrina da ONU e da União Africana; – contribuir para a consolidação de lições aprendidas; – participar de pesquisas, seminários, atividades acadêmicas relacionadas com as Operações de Paz, a pedido do Centro; – colaborar para a implementação de novas oportunidades de cooperação na área de missões de paz, em ligação com o Adido Militar do Brasil na Etiópia.