Plano Brasil/EB/CAvEx/Helicóptero turco T129 ATAK no Brasil/Análise: “Demonstração do helicóptero de ataque turco T129 ATAK, derivado do italiano Leonardo A129 Mangusta, causou excelente impressão ao CAvEx”

 

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=wi6HFuGJvKA[/embedyt]

 

 

Helicóptero de ataque turco T129 ATAK – História do Roadshow no Brasil

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=kEGoYD2rHdw[/embedyt]

 

 

Hoje no Mundo Militar: O que o Brasil pode aprender com a Turquia e o seu T129 ATAK

 

 

Helicóptero turco de ataque é apresentado na Aviação do Exército em Taubaté

Por: Redação PortalR3, 27/março/2019

Foto 01: Helicóptero T129 ATAK possui alta capacidade bélica. (Foto: ComSoc CAvEx)

O CAvEx (Comando de Aviação do Exército), com sede em Taubaté (SP), recebeu no dia 26 de março, representantes da empresa Turkish Aerospace Industries (TAI), para demonstrações de um helicóptero T129 ATAK.

A aeronave está no Brasil para a 12ª edição da LAAD Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança – e, na ocasião, realizará um evento conhecido como Road Show Brazil 2019, na qual inclui demonstrações para autoridades civis e militares. O evento inclui apresentações em Brasília e Rio de Janeiro e a empresa, solicitou ao Exército Brasileiro, uma apresentação da referida aeronave em Taubaté, no Comando de Aviação do Exército.

O T129 ATAK utiliza diversos tipos de sistemas e armamentos de última geração como canhão de 20 mm, foguetes guiados e mísseis, além de um moderno sistema de câmeras coloridas e de infra-vermelho.

O Programa Estratégico Aviação do Exército (PEE Av Ex), programa que regula e detalha os projetos de longo prazo da Aviação do Exército, prevê a melhoria das atuais capacidades e a aquisição de novas capacidades para a Aviação do Exército Brasileiro.

Foto 02: Militares do CAvEx acompanharam a apresentação da equipe turca. (Foto: ComSoc CAvEx)

A obtenção da capacidade de ataque está no escopo de Projetos do Programa Aviação. A AvEx já realizou alguns testes em helicópteros de ataque nos Estados Unidos, Itália e Rússia.

Em novembro de 2018 uma equipe da Aviação do Exército esteve na Turquia para realização de testes no modelo que agora está sendo apresentado no Brasil. Não existe ainda definição de qual helicóptero será o escolhido e nem prazo para a efetivação da compra. Outros modelos de aeronave de ataque ainda podem ser testados.

AERONAVES NO EXÉRCITO BRASILEIRO

Atualmente o Exército Brasileiro possui uma frota de aproximadamente 100 helicópteros de cinco modelos diferentes: Fennec, Pantera, Cougar, Jaguar e Black Hawk.

Eles são empregados em atividades de reconhecimento, transporte de tropas e missões diversas pelo país, porém, nenhum destes modelos é especifico para o ataque.

O objetivo com os novos modelos de aeronaves especificamente criadas para o ataque, é reforçar principalmente as fronteiras do país e apoiar as Forças de Superfície nas suas missões.

 Fonte: Redação PortalR3