Tradução e adaptação- E.M.Pinto
O helicóptero de ataque modernizado Mi-28NM da Rússia será equipado com uma nova geração de míseis guiados de ataque multipropósitos com alcance declarado de 25km, FOi o que informou uma fonte da indústria aeronáutica à TASS nesta última quarta-feira.
No momento, o alcance máximo deos mísseis guiados usadaospor helicópteros de combate russos não excede 15 km.
“Um novo míssil, de codinome ‘Artigo 305’, está sendo projetado para o Mi-28NM. Destina-se a destruir veículos blindados e fortificações de concreto armado durante o dia e à noite. O alcance do míssil será superior a 25 km”, disse a fonte , acrescentando que um helicóptero levará até quatro desses mísseis em cada um dos seus dois pilones.
O míssil será guiado pelo sistema de navegação inercial a bordo. Informações sobre a localização do alvo serão carregadas no sistema durante o lançamento. O helicóptero, por sua vez, receberá as informações de seus próprios sistemas de detecção ou do sistema integrado de gerenciamento de tropas e armas. Durante o estágio final de seu vôo, o novo míssil ativará o dispositivo de localização para travar o alvo na área designada e destruí-lo.
A tripulação do helicóptero receberá um sinal de vídeo do míssil através de um canal de comunicação protegido.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse à comissão de defesa da Duma (câmara baixa do parlamento) em 11 de março que novos mísseis guiados com maior alcance foram desenvolvidos para helicópteros de ataque russos sobre os resultados da operação militar na Síria.
“Graças à nossa experiência na Síria, nossos helicópteros receberam mísseis guiados multifuncionais leves com alcance significativamente aumentado “, disse o ministro.
Sobre o Mi-28NM
O Mil Mi-28NM é uma versão atualizada do helicóptero de ataque Mi-28NE Night Hunter. O helicóptero possui um radar de 360 graus e um avançado sistema de orientação de armas que garante a aquisição mais rápida de alvos através de uma atualização para o sistema de controle de fogo do Mi-28NM.
Ao contrário de seu antecessor, o Mi-28NM pode ser pilotado pelo artilheiro e é mais adequado para o uso de munições de alta precisão.
“A tecnologia inovadora e as soluções implementadas no design desse helicóptero não apenas melhoraram suas características, mas também tornaram o Mi-28NM um veículo de combate quase perfeito”, disse Alexander Mikheev, CEO da Russian Helicopters.
Como disse o vice-ministro da Defesa da Rússia, Yuri Borisov, este helicóptero será o principal helicóptero de ataque das forças armadas russas nos próximos dez anos. Yury Borisov expressou a esperança de que o Mi-28NM atualizado faça uma contribuição significativa para melhorar as capacidades de combate da aviação do Exército russo.
Não sou expert, mas a lógica diz que o aumento do alcance deve ser em razão da quantidade de combustível sólido e o provável aumento de comprimento do míssil, que tal fazermos o mesmo por aqui?
Um adendo o Brasil tem de se retirar do tratado de alcance de mísseis de 300 quilômetros.
Esse tratado e só para vendas ao exterior. Se o Brasil quiser pode construir misseis com alcance de 3000 km más só vai poder vender os mesmos misseis com 300 km de alcance.
O míssil usual do Mi-28 é o Ataka, com 6 km de alcance.