Defesa & Geopolítica

Índia e Rússia assinam acordo de US $ 3 bilhões para arrendamento de terceiro submarino nuclear

Posted by

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

A Índia e a Rússia assinaram um acordo de US $ 3 bilhões para o arrendamento de um terceiro submarino Nuclear de  ataque  (SSN)  que deve navegar nas águas indianas até 2025.

Enquanto o período de locação exato do novo submarino não é conhecido, fontes indicaram que ele estará em serviço na Índia por pelo menos 10 anos. O submarino russo da classe Akula terá o nome de Chakra III e será equipado com sistemas indianos.

O submarino adquirido, pertenceu a Marinha Russa e foi desativado e enviado para a cidade portuária de Severodvinsk em 2014. Fontes disseram que a Rússia precisará fazer um trabalho extenso para torná-lo apto para operação novamente, incluindo a reativação do reator nuclear que o alimenta e a instalação e integração de sistemas indianos.

O programa de revitalização do submarino o tornará um navio integralmente novo. Uma grande equipe técnicos , engenheiros e militares da Índia estará na Rússia como parte do projeto e a experiência adquirida deverá ser útil para o programa de SSBN.

Também estão previstas negociações para prolongar o contrato de arrendamento do Chakra II comissionado em 2012, que termina no próximo ano. Como o novo submarino só deve chegar em 2025, os dois lados querem estender o contrato de Chakra II por pelo menos mais cinco anos, disseram fontes.

Baseado em informações de fontes abertas sobre a classe Akula II, o Chakra III deve deslocar cerca de 8.140 ton, velocidade submersa de 30 nós e profundidade operacional de 530 m. O submarino provavelmente usará um reator nuclear de 190 MW.

O navio terá uma tripulação de 73 membros e será armada com quatro tubos de  650 mm e quatro de 533 mm para disparar torpedos de Type 65 e Type 53 russos.

Fonte: Navy Recognition

3 Comments

shared on wplocker.com