IAF ataca terroristas em território Paquistanês

Tradução e adaptação-E.M.Pinto- Sugestão Rustam- Moscou

Segundo a imprensa indiana, a Força Aérea Indiana atacou postos de treinamento de terroristas em território paquistanês na manhã de 26 de fevereiro de 2019.

O ataque foi coordenado em três campos de militantes dos grupos terroristas islâmicos Jaish-e-Muhammad (JeM, Exército de Muhammad), Hezbul Mujahiddin (Hizbul Mujahideen) e “Lashkar-Taiba” (Lashkar-e-Tayyaba, LeT, “Exército do Senhor”).

Dois desses campos foram localizados nas áreas de Chakoti e Muzaffarabad, na parte paquistanesa de Caxemira e o terceiro (o principal campo do grupo JeM) está localizado nas áreas de Balakot e Mansehra, na província paquistanesa de Khyber Pakhtunkhwa (isto é, fora o território disputado de Jammu e Caxemira).

O ataque foi realizado por 12 caças Dassault Mirage 2000H da Força Aérea da Índia, que usaram bombas israelenses de 2000  libras e sistemas Rafael Popeye 2 (Crystal Maze) guiadas por sistemas de observação e navegação Rafael Litening.

Os ataques por um grupo significativo de aviação da Força Aérea Indiana, incluiu duas aeronaves A-50EI e um NETRA (baseada na Embraer E145), duas aeronaves Il-78MKI e de quatro a oito caças Su-30MKI como escoltas. Duas aeronaves Mirage 2000H foram equipadas com sistemas de interferência ativa e para reconhecimento e designação de alvos, foram utilizados os drones israelenses UAI IAI Heron.

A mídia indiana afirma que o Mirage 2000H decolou da base aérea de Gwalior, no centro da Índia, para garantir a rapidez, o reabastecimento aéreo de aviões Il-78MKI a caminho do alvo e pousou em Ambala após o ataque. Os caças Su-30MKI foram lançados a partir das bases aéreas de Bareilly e Halvar e os aviões AWACs, a partir de Agra (A-50EI e IL-78MKI) e Bhatimda (NETRA). O ataque foi lançado às 03:45, hora local, e durou 21 minutos.

O lado indiano anunciou o sucesso total da operação. “Os campos terroristas em Balakot, Chakoti e Muzaffarabad foram completamente destruídos como resultado dos ataques aéreos da Força Aérea. Os postos de controle do Exército de Muhammad também foram destruídos”, informou a agência de notícias oficial ANI.

1 Comentário

Comentários não permitidos.