A Rússia está ofertando à Índia um projeto de uma aeronave de transporte leve baseada no IL-112V

E.M.Pinto

A Rússia está ofertando à Índia um projeto de uma aeronave de transporte leve baseada no IL-112V e segundo informou   Tamara Kakushadze, diretora de marketing do Il PJSC, os parceiros Indianos manifestaram profundo interesse.

Segundo Kakushadz, o Ministério da Defesa indiano tem necessidade de aviões de transporte leve e a Ilyushin estaria interessada em não apenas na venda  da aeronave, mas numa parceria pra produção da mesma em solo indiano.

Em uma comitiva de imprensa ela ainda informou que uma versão customizada poderia vir ser produzida caso  fosse o interesse dos Indianos.

A índia necessita de cerca de 60 aeronaves militares e uma versão civil poderia alargar e viabilizar uma linha de montagem naquele país estendendo a produção para mais de 100 aviões.

O IL-112V  é o primeiro avião de transporte militar desenvolvido na Rússia a partir do zero surgido no período pós-soviético. O trabalho na criação da  aeronave de transporte militar leve foi iniciado de fato a partir de 2014. A aeronave deve substituir a frota antiga de An-26, cuja vida útil prevista está expirando. Até o momento, a primeira aeronave Il-112V (0101) foi transferida para a estação de testes de voo da PAO “VASO” onde realiza os testes de preliminares no protótipo.