E.M.Pinto
“Todos os documentos contratuais necessários para a produção do protótipo já foram assinados “ , disse uma fonte da indústria de defesa à Interfax .
Embora muitas das informações sobre esta nova aeronave sejam sigilosas, os rumores sobre o PAKDA tornaram a surgir na mídia russa, especialmente no último ano e agora se intensificaram após a declaração de Rússia e Estados Unidos de abandonarem os acordos de restrição de produção e uso de armas nucleares.
As únicas informações declaradas pelas autoridades é de que o projeto é de uma aeronave subsônica e construída no conceito de asa voadora. Recentemente a imprensa russa declarou também que o alcance da aeronave será ligeiramente maior que odos atuais bombardeiros Tu-160 e que a aeronave está sendo concebida para comandar e operar conjuntamente com drones para sua auto defesa.
O conceito de asa voadora foi escolhido pois fornece baixa visibilidade para a aeronave frente aos radares operando em ondas longas. Na nota para a Interfax, foi relatado que o PAKDA será equipado com os mais modernos equipamentos eletrônicos – incluindo radares, sistemas de navegação, comunicações e guerra eletrônica.
Em janeiro de 2016, o comandante-em-chefe das Forças Aeroespaciais da Rússia, Viktor Bondarev, anunciou que um protótipo do mais novo bombardeiro iria voar em meados de 2021, esta data foi novamente confirmada à Interfax.
Estou mais curioso com o PAK-DA do que na época do PAK-FA
Esse tipo de armamento aéreo já está tecnologicamente ultrapassado… estamos entrando na era dos Jedi e muitos não se deram conta disso… um disparo de satélites apropriados e… “torre… torre… pássaro em queda livre… repetindo…”… 🙂