Tradução e adaptação-E.M.Pinto
A revista francesa Air & Cosmos publicou um artigo escrito em colaboração com o especialista em aviação Peter Butovsky. O material apresenta as características estimadas do drone russo S-70 “Hunter”(Caçador).
A envergadura do “Caçador” é de 19 m quase uma vez e meia maior que a do Su-34, por exemplo. O comprimento da aeronave é de 14 m. O peso de decolagem é estimado em cerca de 25 toneladas, dos quais são igualmente estimados 2.800kg de carga paga (armas) .
Em baixa altitude, o S-70 será capaz de acelerar para 1400 km/h e o alcance será de 5000 km.Essas características são diferentes daquelas que foram expressas anteriormente.
Lembre-se, acreditava-se que a massa de decolagem do caçador não seria superior a 20 toneladas e a velocidade máxima fosse subsônica.
Segundo o artigo, a Sukhoi Design Bureau, emprega extensivamente as tecnologias desenvolvidas para aeronave de combate de quinta geração Su-57, dos quais tem um dos protótipos como parceiro no desenvolvimento do drone e que voará em breve junto a ele. Ambas aeronaves trocam dados e este sistema está sendo testado. Supõe-se que o “Caçador” será emparelhado com o Su-57 atuando em nuvem para atacar e defender o seu grupo.
O su-57 é concebido para capitanear grupos aéreos mistos de drones e caças tripulados, além de grupos formados por bombardeiros num mix de aeronaves dedicadas as mais variadas funções.
O protótipo de voo do drone pesado completa uma série de testes de solo, seu primeiro voo está previsto para 2019.