Tradução e adaptação-E.M.Pinto
Uma imagem do modelo da aeronave multipropósito russa que desperta a curiosidade dos estrategistas militares e curiosos do setor de defesa e espacial foi revelada esta semana. Trata-se de um veículo reutilizável desenvolvida na Rússia, um drone hipersônico para uso espacial, que tem um motor que o capacita a operar no espaço e na atmosfera da terra.
De acordo com a RIA Novosti, o trabalho de criação deste drone reutilizável é conduzido pela ISON para a Roscosmos.
O esquema apresentado pela Ria Novosti mostra o lançamento do drone por via aérea a partir de uma aeronave hipotética como Myasischev M-55 Geophysica.
A agência de notícias também publicou um diagrama mostrando o processo de lançamento do drone em órbita e seu retorno usando o sistema de pára-quedas.
O novo drone poderá voar a uma altitude de até 160km e, ao mesmo tempo, atingir velocidades de até Mach 7,0 ou aproximadamente 8643,6km/h.
Além disso, a Roscosmos informa que o sistema deverá ser capaz de lançar satélites em órbita de até 500 km.
O dispositivo é reutilizável e pode executar pelo menos 50 voos.
Em 2023, está prevista a realização de cinco testes de voo de um novo drone e dentre os interesses existe a possibilidade de exportação do veículo.
Seria uma especie do tipo da americana X-37B ? … onde se pode levar satélite militar a qualquer momento e mais de uma vez em um curto espaço de tempo … é … parece que a guerra espacial está virando realiade .
PUTZ !!!… os russos levaram 40 anos depois dos yankes pra desenvolver um ônibus espacial Columbia !!!???… 🙂
Aff! Quanta ignorância.
Procure o projeto BOR (Bespilotniye Orbitalniye Raketoplan) dos anos 70 russo.
Os filhos da pátria russa piram !!!.. rsrrsrsrrsrsrssss… não se pode criticar a matrona eslava… 🙂
Os anos 70 são os anos 79 meu amigo… Agora estamos no século 21.