Índia vai adquirir 2 AWACS adicionais de Israel

 

Aeronave AWACS indiana A-50EI, a KW-3552 (Fonte: Atualização da Defesa da Índia)

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

Espera-se que a Índia aprove um acordo de US $ 800 milhões com Israel para a entrega de duas aeronaves AWACS (Airborne Warning and Control System) Phalcon A-50EI .

A Força Aérea Indidana (IAF) já havia introduzido três AWACS A-50EI equipados com  radares EL / W-2090 em 2009 por meio de um acordo de US $ 1,1 bilhão assinado pela Índia, Israel e Rússia em 2004. Mas o Ministério da Fazenda havia objetado aos “altos custos” envolvidos no novo acordo para mais dois AWACS. Como parece, essas objeções foram agora vencidas através de extensas negociações. Porém, a importância de tal aeronave é um fato estabelecido.

Além dessa aquisição, a Índia pretende adicionar sistemas  IAI Heron e drones armados e UAVs assassinos IAI HAROP, ambos feitos pela empresa israelense Israel Aerospace Industry (IAI). A Índia também espera renovar um contrato para os mísseis guiados anti-tanque Spike israelenses (ATGM).

Em outro mega contrato avaliado em US $ 1,7 bilhão, a empresa israelense Elbit Systems também está competindo com a Nexter Systems da França por fornecer à Índia 400 sistemas rebocados de artilharia de 155 mm, que serão seguidos por outros 1180, essas armas devem ser produzidas na Índia.

A Índia também fechou recentemente o acordo de US $ 633 milhões com a Israeli Aerospace Industries para a aquisição de 66 radares de controle de fogo, com transferência de tecnologia e manutenção. Esses radares de vigilância e rastreamento tridimensionais substituirão os antigos sistemas de radar Flycatcher presentes no Corpo de Defesa Aérea do Exército.

Todos esses contratos mostram que a Índia está confiante na indústria israelense, continuando a aumentar suas parcerias com empresas israelenses ao longo dos meses. Portanto, Israel tornou-se um dos principais fornecedores de armas da Índia (ao lado da Rússia).

Fonte: AirRecognition

1 Comentário

  1. E tem gente que ainda acha mais vantagens para o Brasil se alinhar a cuba e venefavela que a Israel !!!???… PIADA… só pode…

Comentários não permitidos.