Novas ofertas para a Marinha Chilena

Escoltas atualmente empregadas pela Marinha Chilena.

Por Ghost 
Especial para o Plano Brasil

Após a marinha chilena anunciar a intenção de reativar o projeto Tridente (projeto de aquisição e construir 8 fragatas para substituir as atuais escolta) o Vice-Presidente de Vendas da ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS), Joachim Schönfeld, realizou uma reunião oficial com o diretor-geral dos Serviços da Marinha do Chile, Vice-Almirante Christian Ramos, para apresentar o submarino classe 214 e a fragata Meko A-200-SAN .

A reunião foi realizada na base aérea naval Concon, local que sediou a Exposição Internacional XI e Conferência para Naval e Marítimo América Latina, Exponaval 2018 realizada no período de 4 a 7 de Dezembro de 2018.

Fragatas da classe Valour da marinha sul africana.

A Marinha do Chile substituirá as duas unidades dos submarinos Classe Thomson (tipo 209/1400-L) SS-20 Thomson e SS-21 Simpson atualmente em uso na metade da próxima década.

Em 2017, a Marinha Chilena iniciou um processo de estudo e seleção para aquisição dois novos submarinos de propulsão diesel elétrica pra substituir os meios mais antigos de sua armada. As opções estudadas pelos chilenos são: Naval Group Scorpène 2000 da França, Classe A26 da Saab Kockums da Suécia e o Type 214 da TKMS da Alemanha. O projeto de aquisição de um novo submarino está sendo chamada informalmente “Projeto Netuno – 2’.

Classe Thomson (tipo 209/1400-L)

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=iwCPh_HWtHI[/embedyt]

 

O projeto Tridente que tinha como “vencedora” fragatas da classe MEKO A200 e previa a construção das mesmas pelo estaleiro ASMAR no Chile sofreu um adiamento em 2002, quando o  presidente Ricardo Lagos alegou razões orçamentárias forçando assim a Armada do Chile fazer aquisição da “compras de oportunidade”.

Atualmente a Frota de superfície da Marinha Chilena é composta pelas fragatas FF-19 Almirante Williams’ (Tipo 22 Batch 2, ex-HMS Shefield adquirida em 2003), FFG-11 Capitán Prat e FFG-14 Almirante Latorre (Classe Jacob Van Heemskerck conhecidas como Classe L, da Marinha da Holanda) recebidas em 2005, FF-15 Almirante Blanco Encalada e FF-18 Almirante Riveros (Classe Karel Doorman conhecidas como Classe M da marinha Holandesa) recebidas em 2006 e 3 fragatas do Tipo 23 o FF-05 Almirante Cochrane, FF-06 Almirante Condell e FF-07 Almirante Lynch  recebidas entre 2006 e 2008.

Segundo o comando da Armada Chilena além dos navios da classe Meko 200 estão sendo consideradas outras ofertas de navios de diversos fabricantes como a Navantia com sua  Álvaro de Bazán, Holandeses com a Classe De Zeven Provinciën, Naval Group com a FREEM além de outras que podem ser avaliadas ainda.

Outra possibilidade estudada pela marinha Chilena seria a aquisição de “oportunidade” de meios usados mas , em boas condições a fim de incrementar a atual frota de escoltas Chilenas melhorando a capacidade operacional da força até a entrada em serviço dos navios do projeto Tridente.

As opções do almirantado chileno são as fragatas Type 23 ( classe Duke) no momento em que esses navios forem colocados em disponibilidade no período de 2023 a 2035.

Além dos navios ingleses está sendo avaliada as fragatas francesas da classe  La Fayette (La Fayette F710 e Surcouf F711) que serão disponibilizados no início da próxima década.

Classe La Fayette

Outra opção estudada pelos chilenos é a aquisição de fragatas  classe Oliver Hazard Perry. Duas opções estão sendo avaliadas:

A aquisição de navios americanos onde dez navios estão disponíveis para venda via FMS – Foreign Military Sales. E a aquisição de navios australianos da classe Adelaide (baseada no projeto da Oliver Hazard Perry)  HMAS Melbourne e HMAS Newcastle que são navios mais modernos que seus pares americanos.

Fragata Classe Adelaide

A ideia principal da marinha chilena é a aquisição de meios novos a fim de padronizar a frota da marinha com meios modernos porém, depende da liberação de verbas. Os almirantes chilenos estão em conversação com o comandante da Marinha Chilena Almirante Julio Leiva Molina e com o Ministro da defesa Alberto Miguel Espina Otero sobre a liberação de verbas para a realização de tais projetos.

4 Comentários

  1. Essa matéria é tão delirante quanto as que leio nos blogs concorrentes. Agora o delírio ufanista atingiu os chilenos, pasmem, dignos de pena em suas colunas nem um pouco ‘chauvinistas’ em blogs hispânicos.

    A matéria parece ser criada propositalmente, de forma sarcástica para atingir outros delírios espalhados pelos blogs especializados.

    • Falou, falou e não disse nada… traduz para nosotros o que vc quis dizer nas entrelinhas da sua dissertação pouco conclusiva… tá parecendo minha mulher quando está brava mas não quer dizer o motivo da discordância… fica resmungando pelos cantos… muito me interessa entender os fatos que lhe aflige… talvez seja algo realmente interessante que nos perpassou sem que entendêssemos…

  2. O Chile poderia ter produzido as fragatas MEKO 200, mesmo que num ritmo lento, afinal de 2002 para cá tem muito tempo !, quebrando o galho com algumas compras
    de oportunidade.

Comentários não permitidos.