ADSUMUS: Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa) inaugura canil

Inauguração do Canil Lobão no Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário
O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) inaugurou, no dia 23 de janeiro, a Seção de Cães de Guerra e o Canil Lobão no Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa). A nova instalação tem o propósito de empregar cães detectores de entorpecentes nas instalações e operações de interesse da Marinha do Brasil, na região sob jurisdição do Com6ºDN.
O Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, presidiu a cerimônia e destacou a importância do canil na Fronteira Oeste. “Estamos ansiosos para que os cães tenham, de fato, plena condição de emprego operativo, o que é fundamental para as atividades da Marinha do Brasil aqui na região.”
O Comandante do GptFNLa, Capitão de Fragata Cláudio Zupo Valente, explicou que os cães serão empregados nas eventuais operações de Garantia da Lei e da Ordem e nas operações conjuntas, podendo haver participação dos órgãos de segurança pública e fiscalização, executadas sob a coordenação do Ministério da Defesa. “Dessa forma, cumpriremos as atribuições subsidiárias por meio de ações preventivas e repreensivas na faixa de fronteira terrestre e nas águas interiores.”
As instalações do Canil Lobão foram construídas em 2018 e contam, atualmente, com cães das raças Pastor Belga,Malinois, e Border Collie, ainda em fase de adestramento. O nome é uma homenagem ao Capitão-Tenente (AFN) Rogério Lobão de Oliveira, que serviu na Marinha do Brasil por quase 27 anos e demonstrou, durante toda a sua carreira, notável interesse no aprimoramento profissional. O Capitão-Tenente Lobão faleceu em outubro de 2016. A família do militar homenageado foi representada por sua viúva, Ana Elisabeth Lobão.
Fonte: MB