Rússia irá entregar helicópteros e radares aéreos embarcados para a Sérvia.

A Rússia irá entregar dez helicópteros modernos e alguns radares aéreos embarcados para a Sérvia esse ano. Uma fonte da empresa sérvia Yugoimport (que é responsável pelos contratos de importação e exportação de armamentos desse país) disse a agência russa de notícias TASS. “Em 2019, as forças sérvias irão receber sete helicópteros de ataque Mil Mi-35M e três helicópteros Mil Mi-17V5 de uso geral. Os países também assinaram o acordo para a entrega de alguns radares para o caça tático Mikoyan MiG-29”, disse a fonte. Entretanto, ele não especificou o volume financeiro desse contrato.

Mi-24

A fonte destacou também uma encomenda de nove helicópteros Airbus H415M de uso geral. “A Sérvia irá operar uma frota moderna de aeronaves rotativas” disse a fonte.

De acordo com o “Balanço Militar de 2018” um relatório de análise anual desenvolvido pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), baseado em Londres, o componente aéreo sérvio compreende em seus vetores principais, plataformas de origem soviética e russa, incluindo dois Mikoyan MiG-21UM e três MiG-29UB que atuam como treinadores operacionais, dois caças MiG-21bis, quatro MiG-29B e dois MiG-29S, um Mil Mi-17 e dois Mi-17V5, e oito Mi-8T como helicópteros de uso geral, além de dois Mi-24 helicópteros de ataque.

Radar Zhuk

Em outubro de 2017, a Sérvia recebeu seis MiG-29S da Rússia. Moscou também doou 30 carros de combate T-72B e 30 blindados leves 4×4 BRDM-2 de reconhecimento para Belgrado. Os países também estão discutindo possíveis entregas de sistemas de mísseis antiaereos de médio alcance Buk-M1 e M2, e baterias de mísseis e canhões antiaereos Tunguska de curto alcance.

 

Com Informações de AirRecognition