Empresa ELTA Systems da IAI fornecerá radares multimissão compactos para Forças de Defesa finlandesas

Na foto: Radar MMR e Yoav Tourgeman, IAI VP and CEO da ELTA (Crédito: Israel Aerospace Industries)

A ELTA Systems, subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), participou de uma concorrência e obteve um expressivo contrato para fornecer radares multimissão compactos (C-MMR) ELM-2311 às Forças de Defesa finlandesas. Com operacionalidade comprovada, os radares darão ao Exército finlandês a capacidade de localizar e rastrear foguetes, cartuchos de artilharia e morteiros (RAM) que surgirem, além de fornecer uma interface para alertar os sistemas de armamento de contra-ataque do Exército. Suportando recursos multimissão, o radar da ELTA pode operar simultaneamente para localizar armas de artilharia e executar vigilância aérea, portanto, inibindo fortemente a utilização de ameaças aéreas por parte de um adversário.

A ELTA foi selecionada dentre vários concorrentes, visto que a solução proposta pela empresa foi considerada superior no decorrer da concorrência. O radar foi testado na Finlândia durante a primavera de 2018 e satisfez totalmente o cliente. Esse sistema de radar deve ser entregue em 2021.

O campo de batalha moderno evoluiu drasticamente nas últimas décadas à medida que as ameaças aéreas se tornaram mais versáteis. A habilidade de adotar medidas preventivas tornou-se um grande desafio. Os radares já não podem se especializar em apenas uma única missão, sendo que precisam ter a habilidade de lidar com diferentes missões em paraalelo. Para fazer frente a esse desafio, a ELTA criou a linha de produtos MMR, da qual o C-MMR ELM-2311 faz parte.

O ELM-2311 é um sistema compacto de radar móvel de banda C. O radar emprega avançada tecnologia 3-D ativa de antena com direcionamento eletrônico (AESA) e pode ser transportado em um único veículo para as forças em manobra. O radar identifica a localização de armas hostis e calcula o ponto de impacto (POI) e o ponto de origem (POO) em tempo real, fornecendo simultaneamente o raio de ação do fogo amigo.

A ELTA já vendeu no mercado mundial mais de uma centena de sistemas MMR, que foram deslocados, encontram-se em operação e provaram sua eficácia em combate. A linha MMR cresceu e evoluiu ao longo dos anos para oferecer recursos de vigilância aérea, defesa aérea, localização de armas de artilharia hostil e identificação do raio de ação do fogo amigo.

Yoav Tourgeman, vice-presidente da IAI e CEO da ELTA, declarou: “A linha MMR atende a um amplo leque de necessidades ao localizar e rastrear foguetes e cartuchos de artilharia e ao fornecer um retrato abrangente da situação aérea. A demanda pelos sistemas MMR tem aumentado, de maneira que os radares de comprovada eficiência da ELTA são bem conhecidos e estão ativos ao redor do globo. Agradecemos nossos clientes do Exército finlandês por escolher, mais uma vez, a ELTA como sua fornecedora”.

Mais informações para a imprensa – Rossi Comunicação