IAF busca encomendar mais 8 SU 30MKI

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Buscando compensar as perdas por acidentes, a Força Aérea Indiana (IAF) está planejando fazer um pedido para oito novos aviões de combate Su-30MKI à (HAL).
De acordo com relatos, o HAL fez uma oferta de venda de 40 Su-30MKI aviões para a Força Aérea Indiana, estas aeronaves sairiam da linha em um novo padrão mais atualizado.

A oferta é vista como uma medida de emergência para a Força Aérea atender a sua exigência de aviões de combate, tendo em vista que os esquadrões de caça estão em franco processo de redução, ao contrário, os seus potenciais adversários locais China e Paquistão, além de se modernizarem estão expandindo o número de vetores novos em seus inventários.

A IAF já introduzido cerca de 12 esquadrões da aeronaves superioridade aérea pesadas desde 2000 e, terá um total de 13,5 esquadrões dos aviões em serviço até o final de 2021-22, com alguns deles na reserva. Um total de 272 Su-30MKI foram encomendados da Rússia em diferentes lotes para a Força Aérea.
O Su-30MKI foi introduzido pela Força Aérea para preencher a lacuna criada pela baixa dos MiG-21, MiG27, MiG-23 e outros aviões geração mais anteriores como o MiG-29 e os Jaguar.

A Força Aérea que já possuiu 42 esquadrões assiste a eliminação progressiva e número de esquadrões. operando atualmente cerca de 31 esquadrões especialmente pelo atraso na decisão e nos problemas contratuais enfrentados com o seu parceiro francês a quando da compra do Rafale o qual deveria equipar pelo menos mais seis esquadrões.

A Força Aérea está agora a olhar para a introdução de  dois esquadrões de Rafales, juntamente com um plano para a aquisição de 114 aviões multipropósito. Porém, a coluna vertebral da IAF ainda se baseia nos caças Su-30MKI e necessita de substituição emergencialmente dos caças MiG-21, Mirage-2000, Jaguar e MiG-29.

Fonte: economictimes