Defesa & Geopolítica

Treinador e aeronave de ataque leve turca Hurkus-C completou com sucesso testes de vôo e de tiro

Posted by

Adaptação e tradução E.M.Pinto

Foi o que noticiou Lale Sariibrahimoglu, Ankara   no semanário de defesa Jane’s.

Em nota Sariibrahimoglu informa que a aeronave de treinamento básico e ataque leve Hurkus-C, desenvolvida localmente pela Turquia, efetuou ensaios de ataque com sistemas de guerra eletrônica instalados, completou com sucesso os ensaios de vôo e de lançamento de armas.

Os ensaios foram realizados pela Turkish Aerospace Industries (TAI) em 29 de dezembro.


Este foi o primeiro voo do Hurkus-C transportando armas e sistemas defensivos para facilitar missões de apoio aéreo aproximado,disse Ismail Demir, chefe da Presidência da Turkish Defense Industries que concedeu entrevista à CNN Türk em 29 de dezembro.

Em 2017, a aeronave realizou seu primeiro teste de fogo com um míssil anticarro de longo alcance guiado guiado por laser Lumtas da Roketsan.

O Hurkus-C, que possui cinco hardpoints e capacidade de carga de 1.500 kg, também pode operar com outras munições desenvolvidas localmente, incluindo foguetes 70 mm guiados por laser Cirit e bombas de queda livre equipadas com kits de orientação a laser Teber INS / GPS. Além disso, ele pode ser armado com bombas de uso geral, bem como sistemas de canhão de 12,7 mm e 20 mm.
Sobre as encomenda  da Força Aérea Turca, o Hurkus-C também poderá transportar munições mais pesadas, de acordo com Demir. Doze Hurkus-C, com uma opção de continuação para mais 12, estão atualmente planejados para produção.

“O Hurkus-C, equipada com uma estrutura blindada, sistemas de autoproteção, cabine de comando digital, visão noturna e sistemas aviônicos avançados, destina-se a realizar missões de ataque leve e de reconhecimento armado, bem como treinar pilotos. Os requisitos de treinamento são de  baixo custo e com alta precisão … Nossas aeronaves também terão sistemas de comunicações seguras digitais, conexões de imagem e dados e um sistema de geração de imagens térmicas / observação”. Informou Ismail Demir.


Vídeos e dados podem ser transmitidos de um Hurkus-C para uma estação terrestre em tempo real, de acordo com o TAI.
O Hurkus-C é impulsionado por um motor Pratt & Whitney de 1.600 hp, embora a Tusas Engine Industries (TEI) da Turquia esteja desenvolvendo um motor nacional pra a sua substituição.

Fonte: www.janes.com

9 Comments

shared on wplocker.com