Rússia lança produção de bombardeiros estratégicos Tu-160 atualizados

O Tu-160 é o maior avião de asa de geometria variável e um dos aviões de combate mais poderosos do mundo.

 

©  Marina Lystseva / TASS
Tradução e adaptação-E.M.Pinto

KAZAN, 20 de dezembro / TASS /. O Gorbunov Aircraft Enterprise, sediado em Kazan, na região do Volga, deu início a linha de produção em massa do bombardeiro estratégico Tupolev Tu-160 atualizado, reabrindo a linha de produção desta aeronave, afirmou nesta quinta-feira o vice-ministro da Defesa da Rússia, Alexei Krivoruchko.

“A produção dos primeiros aviões desse tipo já começou…  A produção em série começará a qualquer momento. Vamos esperar até o voo de estreia, o cumprimento do trabalho de design experimental e depois disso uma decisão será tomada com relação às entregas em série”, disse o vice-ministro da Defesa

O Tu-160 é o maior avião equipado com asas de geometria variável e um dos aviões de combate mais poderosos do mundo. Em 2015, foi anunciada a decisão de reiniciar a produção do bombardeiro estratégico no Kazan Aircraft Enterprise.

Em 16 de novembro de 2017, o novo avião foi entregue da oficina de montagem final para a estação de testes de voo. Graças à sua atualização, a eficiência do bombardeiro Tu-160 deverá aumentar em 60% comparativamente à sua versão anterior. 

Fonte: TASS