A Polícia Rodoviária Federal acaba de adquirir 800 carabinas, Armalite M-15 Light Tactical Carbine de calibre 5.56×45 mm , para uso do efeito geral e 20 fuzis de precisão Tech 18. A demanda surgiu de uma necessidade antiga de abastecer as unidades operacionais do país, principalmente das regiões metropolitanas, em continuidade à compra das 500 carabinas adquiridas em 2012 que equipou grupos especializados e de patrulhamento tático.
Este novo armamento, que passa a ser de dotação padrão da PRF, superando o número das SMT .40, é da marca norte-americana Armalite e usa munição calibre 556. É um modelo com a mesma plataforma AR, mais compacto para otimizar a utilização dentro de viaturas e em cumprimentos de mandados de prisão em locais fechados. Para facilitar o transporte e proteger os armamentos em aeronaves foram adquiridos 200 cases com proteção antiqueda e proteção impermeável.
Além das 800 Carabinas, foram adquiridos 20 Fuzis de precisão tático policial Armalite Tech 18 com Lunetas Night Force 4-16 x 42, que serão utilizados exclusivamente por grupos especializados e com operador habilitado. Este tipo de armamento é empregado em situações específicas, por um sniper, para proteger a vida de terceiros e dos próprios policiais.
A compra dos novos armamentos se deram por pregão eletrônico internacional de ampla concorrência, o que otimizou bastante a compra e trouxe maior eficiência para os recursos da PRF
Fonte: Polícia Rodoviária Federal
poderia ter comprado da imbel
Não compraram nada moderno. É uma modenização do AR15 que foi projetado em 1956.
Deixaram de comprar IA2 de projeto recente, para comprar isso. Valor do M15 recauchutagem do AR15 nos EUA 999 dolares, R$ 3.900,00 reais sem impostos de importação. Valor do IA2 R$ 5.500,00, com toda a manutenção feita no Brasil.
M15 é um fuzil vendido para civis nos USA.
https://www.armalite.com/product/m15ltc16-light-tactical-carbine/#
Deve ter rolado uma bola.
Parabéns a PRF. Em matéria de armas nacionais para o uso policial, não temos nada que preste. Até quando o Exercito vai continuar com essa reserva de mercado para a Taurus & Imbel?
Concordo… Todas as forças mereciam trabalhar com equipamentos confiáveis. Tomara q novos ventos tragam essa chance.
Parabéns por terem se livrado da Imbel/Taurus.
Desejo ao Plano Brasil e aqueles de boa fé boas festas e um 2019 de paz.
Alguém tem alguma noticia sobre alguma falha do IA2? Travou? Disparou de forma autonoma após uma queda?
O exercito aparentemente está satisfeito.
http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/exercito-adota-fuzil-ia2-com-tecnologia-100-nacional
Tem esse caso da PMESP:
http://www.planobrazil.com/video-incidente-com-o-imbel-ia2-da-pmesp/
Nos testes feitos pela FAB, o guarda-mão começou a derreter após 800 tiros ininterruptos.
A arma é boa, mas precisa amadurecer. Espero que os problemas citados acima já tenham sido solucionados.
Nos treinamentos foram diversas falhas no IA2 e nenhuma no M15. Além do preço ser melhor( governo não paga imposto), a a falta de credibilidade da Imbel( que usou os fuzis MD sabe) o IA2 é bem mais rústico e mais para uso militar, não sendo indicado para uso policial em centros urbanos. Usei os dois e posso garantir o M15 é infinitamente melhor que o IA2.
E sobre o Armalite Tech 18 com Lunetas Night Force 4-16 x 42, nunca vi esse rifle de precisão, estou tentando buscar fotos na internet e não tô encontrando.