ADSUMUS 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) atua na Garantia da Votação e Apuração do 2° turno das Eleições 2018

Militares do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas patrulham
um dos locais de votação em Cametá-PA
Um destacamento de Fuzileiros Navais do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) atuou na Garantia da Votação e Apuração (GVA) para o 2° turno das Eleições 2018 nos municípios paraenses de Anajás, Bagre, Breves, Cametá, Melgaço e Oeiras do Pará. As cidades de Icatu e Axixá, no Maranhão, também contaram com apoio dos Fuzileiros Navais do Batalhão.
Durante a GVA, foram realizadas ações de presença por meio de patrulhas motorizadas e a pé em mais de 248 locais de votação. Os militares foram divididos em frações táticas em oito municípios para proporcionar uma maior tranquilidade à população local no exercício do sufrágio.
A tropa foi composta por 180 militares, sendo apoiada por quatro embarcações de transporte de tropa, 11 viaturas operativas e um ônibus do 2ºBtlOpRib. Ainda houve o apoio dos Navios Patrulha “Bocaina”, “Bracuí” e “Pampeiro”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, do Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Tocantins, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, e de um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB).
Militares do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas e da FAB
no embarque para Anajás-PA
Para o Comandante do 2ºBtlOpRib, Capitão de Fragata Celio Litwak Nascimento, a atuação conjunta ampliou a capilaridade das Forças Armadas na região. “A sinergia foi fundamental para o cumprimento da missão, reforçando os laços de amizade e cooperação já existentes na Amazônia Oriental. Contribuímos para o curso normal das eleições e garantimos um ambiente de tranquilidade e segurança para o livre exercício dos cidadãos ao direito do voto”.
Fonte: MB