ADSUMUS: Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) ministra instruções para Aspirantes da Escola Naval e Alunos dos Cursos do CIASC

Portada chega à margem do curso d’água

No período de 14 a 19 de outubro, o Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) realizou o seu segundo exercício de transposição de cursos d’água de 2018, às margens do Rio São Francisco, em Itaguaí-RJ. Cerca de 150 militares praticaram a operação de botes de assalto (utilizados para o transporte de tropas em primeiro escalão) e a montagem, operação e desmontagem de passadeiras (para a travessia de tropa a pé) e portadas (para a travessia de viaturas e equipamentos pesados).

Atividade de desminagem
A manobra militar também teve o propósito de apoiar cursos de carreira do Corpo de Fuzileiro Navais. Os alunos do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), dos Cursos de Aperfeiçoamento (sargentos) e Especialização (cabos) em Engenharia de Combate, tiveram no exercício suas aulas práticas de transposição de cursos d´água. Já os Aspirantes do 4º ano da Escola Naval, além dessa atividade, realizaram prática com explosivos e assistiram a demonstrações de outras atividades operativas do BtlEngFuzNav, como desminagem, neutralização de artefatos explosivos improvisados, melhoramento de estradas, tratamento d´água e defesa nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR).
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=a8RTcszNcbM[/embedyt]
O exercício possibilitou ao BtlEngFuzNav manter seu pessoal e equipamentos em condições de pronto emprego, para apoiar a mobilidade e a logística dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais em suas ações em terra, particularmente no desenrolar das operações anfíbias. Em paralelo, apoiou a realização de importantes atividades dos cursos de carreira de militares do Corpo de Fuzileiros Navais, unindo-se a busca pela qualidade à economia de meios envolvidos em manobras militares do tipo.
Fonte: MB