PARIS/BAGDÁ (Reuters) – O Irã enviou mísseis balísticos a aliados xiitas no Iraque e está desenvolvendo recursos para fabricar mais armas no país vizinho para impedir ataques contra seus interesses no Oriente Médio e para obter os meios de atacar inimigos regionais, disseram fontes iranianas, iraquianas e ocidentais.
Qualquer sinal de que o Irã está preparando uma política de mísseis mais agressiva vai exacerbar as tensões entre Teerã e os Estados Unidos, já agravadas pela decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de retirar seu país de um acordo nuclear de 2015 fechado pela República Islâmica com potências mundiais.
Também constrangeria França, Alemanha e Reino Unido, os três signatários europeus do acordo, que vêm tentando salvar o pacto apesar das novas sanções norte-americanas contra Teerã.
De acordo com três autoridades iranianas, duas fontes de inteligência iraquianas e duas fontes de inteligência ocidentais, o Irã transferiu mísseis balísticos de curto alcance para aliados no Iraque ao longo dos últimos meses.
Cinco das autoridades disseram que o Irã está ajudando estes grupos a fabricar seus próprios mísseis.
“A lógica era ter um plano B se o Irã fosse atacado”, disse uma autoridade iraniana de alto escalão à Reuters. “O número de mísseis não é alto, só umas duas dúzias, mas pode ser elevado se necessário”.
O Irã disse anteriormente que suas atividades de mísseis balísticos são de natureza puramente defensiva. Autoridades iranianas não quiseram comentar quando indagadas a respeito da movimentação mais recente.
O governo e os militares do Iraque não quiseram comentar.
Os mísseis Zelzal, Fateh-110 e Zolfaqar em questão têm alcances que variam de cerca de 200 a 700 quilômetros, o que coloca a capital da Arábia Saudita, Riad, ou a cidade israelense de Tel Aviv dentro de seu raio de ação se as armas forem posicionadas no sul ou no oeste do Iraque.
A Força Quds, braço da poderosa Guarda Revolucionária do Irã no exterior, tem bases nestas duas áreas. Qassem Soleimani, comandante da Força Quds, está supervisionando o programa, segundo três das fontes.
Países ocidentais já acusaram o Irã de transferir mísseis e tecnologia para a Síria e outros de seus aliados, como os rebeldes houthis do Iêmen e o Hezbollah libanês.
Os vizinhos sunitas do Irã no Golfo Pérsico e seu arqui-inimigo Israel expressaram preocupação com as atividades regionais de Teerã, que veem como uma ameaça à sua segurança.
Washington vem pressionando seus aliados para que adotem uma postura anti-Irã rígida desde que reativou sanções neste mês.
Reportagem adicional de Phil Stewart e Jonathan Landay, em Washington
Fonte: REUTERS
Essa notícia desmoraliza os países europeus, a Rússia e a China, que se insurgiram contra Trump quando este se retirou do equivocado acordo avalizado por Obama, e mais uma vez demonstra de forma cabal que a teocracia fascista de Teerã é mentirosa e não cumpre com os acordos que costuma celebrar o que lança ainda mais suspeitas sobre aquela patranha que o atual ocupante da carceragem da PF em Curitiba e o Erdogangster queriam empurrar no CS da ONU.
De todo modo Israel já declarou que tais mísseis já estão na sua alça de mira, algo tremendamente facilitado pela recente introdução do F-35 https://www.haaretz.com/israel-news/defense-chief-signals-israel-could-hit-iranian-targets-in-iraq-1.6437525
E não custa lembrar que esse fim de semana alvos iranianos na Síria já foram alvejados https://ucrania-mozambique.blogspot.com/2018/09/siria-noite-de-bombardeamentos.html
O Irã se encaminha para se tornar um Soft Power…e para se consolidar como uma nação livre, grande, forte e soberana…com influencias pelo Oriente Médio…é por isso que aqui atacam nações como o Irão…que investem em tecnologia e indústria local…pois são nações independentes e livres hoje que conquistaram o controle sobre o seu destino…
são estes mesmos que combatem o desenvolvimento da indústria e tecnologia neste pais…para que ele não se desenvolva e se mantenha no clientelismo…dependente de potências corsárias estrangeiras…pois os investimentos nestas áreas trazem independência econômica e tecnológica…o desenvolvimento social e econômico para o pais…além do desenvolvimento do know-how e da capacitação da nossa mão de obra…o desenvolvimento educacional, profissional, a industrialização e a geração de empregos…coisas que não querem que ocorram e se desenvolvam aqui…pois atuam a serviço de estrangeiros para impedir que qualquer coisa ande para frente neste pais pra que assim nos mantenhamos apenas como uma republiqueta exportadora de bananas atrasada, subdesenvolvida, submissa, subserviente e dependente…
os estrangeiros pagam propina e financiam campanhas eleitorais para que em troca os corruptos deste pais atuem a serviço de seus interesses…propiciando assim que nos explorem e nos pilhem como nos mesmos moldes de uma colônia de exploração…
Eu sinceramente não acredito mais neste pais…o braziu nunca vai sair do fundo do esgoto porque o governo insiste em derrubar a educação para que a população seja cada vez mais ignorante e submissa a ele…E o pior…mesmo todo o pais sabendo quem são os corruptos eles batem cada vez mais recordes de votos…Eu particularmente não vejo esperança…pois nos países grandes a sociedade é coesa, patriota e nacionalista…a classe dirigente tem um projeto de nação…coisa que a nossa nunca teve e jamais vai ter…pois nasceu subserviente econômica e ideologicamente aos centros de poder além do fato delas ganharem muito dinheiro com o sistema aqui vigente…
Moralmente o braziu encontra-se no fundo do poço e é um poço de muita profundidade…Os moralmente saudáveis não chegam ao poder…ou porque não querem ou porque não deixam…O fato é que não há renovação e sem havê-la não conheceremos mudanças substanciais…Temos trocado seis por meia-dúzia e isso tem infelicitado o país…os políticos só mudam de nome e partidos a corrupção é a mesma…
Esta eleição que farão agora será completamente manipulada…estão fazendo aqui o mesmo que fizeram lá em Honduras…vcs não terão mudança alguma…vai continuar tudo como esta…pois todos os principais candidatos seguem uma mesma agenda…vcs não compreendem que fizeram aqui o mesmo que em Honduras…o que tentaram na Turquia mas não deu certo…e que tentam agora na Nicarágua e Venezuela…
Este país virou uma baderna…o senado e o congresso se tornaram covil de bandidos que brigam entre si…um querendo derrubar o outro para ficar com a maior fatia do “bolo”…digo roubo…enquanto aqui ficam no facebosta ou no “zap-zap” reclamando que subiu passagem aérea, energia, gás, gasolina…na verdade podia subir mais…o povo reclama mas aceita…é passivo, inerte e conformista…é por isso que termos como “curral eleitoral” foram criados para descrever e classificar o eleitor brazileiro…a um braziu para essa massa política corrupta que se farta com recursos públicos e outro braziu para um povo que sofre por não ter opção de voto…e esta situação nunca vai mudar senhores…vai ser sempre assim infelizmente…vamos continuar trabalhando…pagando impostos para engordar o bolso destes bandidos e o que sobrar vamos tocando a vida…o braziu a cada dia que passa vai indo ainda mais pro inferno…os brasileiros cada vez mais estão perdendo o país…estamos presenciando a destruição completa da nação e assistindo de camarote...
O Irã tá mais pra “SOFT BANANA”… 🙂
textao inútil e hipócrita, fala em educação e blá blá blá se esquecendo que a qualidade do ensino está péssima, e lembrando a todos leitores : a máquina imbecil ama tudo que é o responsável por nossa condição trash , o cara leva cigarros em Curitiba e agora vem postar estas besteiras ????????
Há grandes pessoas que fazem todos os demais sentirem-se pequenos……Mas a verdadeira grandeza consiste em fazer com que todos se sintam grandes……..
“Casuar
7 de setembro de 2018 at 14:09
textao inútil e hipócrita, fala em educação e blá blá blá”
Porque?…Por mostrar a verdade?…Qual é seu problema?..O fanatismo deixou você cego ou tenta desesperadamente desacreditar quem expõe a verdade da sua ideologia para continuar enganando as pessoas fingindo ser defensor dos oprimidos e da democracia?…rs…
Perfeito neste ponto , aqui os defensores dos agressores sempre advogando pelas causas imperialistas . Já o Legislativo brasileiro e o Judiciário , o pior , mais Caro e corrupto do mundo fazem parte das Castas desta republiqueta desgraçada , criada por um Golpe de Cornos, Bandidos , Escravagistas e Imorais , que até hoje e cada dia mais dominam esta republiqueta , faltei em citar o Alto Funcionalismo Público , este onde estão os Cabides das Famílias e Quadrilhas de Políticos e Juízes ancoradas , cambada de Vagabundos e Corruptos nomeados pelos dois Grupos !
SALVE A REPUBLIQUETA DE CASTAS CORPORATIVISTAS DE VAGABUNDOS E SAFADOS DO BRASIL , enquanto o povo brasileiro trabalha e produz por salários baixíssimos e impostos altíssimos , os mais caros do mundo para sustentar Vagabundos Apátridas , porque não temos Elites mas sim Castas !
Meus caros,
evidentemente o Irã rejeitou essa informação da Reuters de que forneceu mísseis balísticos a seus aliados da milícia xiita no Iraque e de que está desenvolvendo a capacidade de permitir que eles construam mísseis lá.
“Essas notícias falsas e ridículas não têm outro objetivo senão afetar as relações exteriores do Irã, especialmente com seus vizinhos”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Bahram Qasemi, em 1º de setembro, segundo a agência iraniana Irna.
“Esta notícia visa unicamente criar medos nos países da região”, acrescentou Qasemi.
Em 31 de agosto, a Reuters citou três autoridades iranianas, duas fontes iraquianas de inteligência e duas fontes de inteligência ocidentais que informaram que o Irã havia enviado mísseis balísticos de curto alcance a aliados no Iraque nos últimos meses.
O relatório acrescentou que vários oficiais disseram que Teerã estava ajudando os grupos no Iraque a começar a fabricar os próprios mísseis.
Alias o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, escreveu no Twitter no dia 1º de setembro que estava “profundamente preocupado com relatórios” de que o Irã estava transferindo mísseis balísticos para o Iraque.
“Bagdá deveria determinar o que acontece no Iraque, não em Teerã”, acrescentou.
O governo e os militares iraquianos obviamente se recusaram a comentar.
A Reuters citou uma “fonte” iraquiana dizendo que era difícil para Bagdá persuadir os grupos a ir contra Teerã ou parar de cooperar com seus aliados xiitas.
Os mísseis Zelzal, Fateh-110 e Zolfaqar têm alcance de 200 a 700 quilômetros. Isso colocaria a capital do rival sunita xiita do Irã, a Arábia Saudita e a cidade israelense de Tel Aviv, dentro do alcance do oeste do Iraque.
A filial no exterior do poderoso Corpo dos Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC) do Irã – a Força Quds – como já foi informado tem bases nessas áreas.
A ação, se confirmada, evidentemente aumentaria ainda mais as altas tensões entre Washington e Teerã.
Uma transferência de mísseis também poderia colocar em saia justa a França, a Alemanha e a Grã-Bretanha, que tentaram, sem sucesso, persuadir Trump a continuar fazendo parte do acordo…
Agora, mudando de assunto, todos sabem que no dia 10 de fevereiro deste ano, um caça F-16I israelense foi abatido por um míssil lançado por um sistema SA-5 (S-200) das forças sírias, agora o país árabe lançou uma animação para mostrar como teria sido a destruição do caça israelense.
Assista o vídeo abaixo.
Grato.
https://www.youtube.com/watch?v=cRbO1XmOzag
Isso só confirma que ao abrir mão de SADAN HUSSEIN, os EUA fez uma péssima aposta.
Galera
Pelo amor de Deus
Não esqueçam o passado!
Na última guerra Iraque x Eua, os iraquianos mandaram seus avioes em massa para o Irã
Agora, depois da ocupação, o Irã, “está pagando” pelos aviões recebidos no passado com tecnologia. Só isso. A midia deturpa muito as noticias ao tentar impor sua visão dos fatos e “esquece” quando lhe convém. Recomendo que todos pesquisem muito antes de acreditarem nas noticias, pois manipulação é o que não falta.
Abraços.
Conta outra que a gente acredita! Por que motivo a teocracia estaria pagando pelos aviões que não devolveu aos iraquianos? E outra: Por que esse pagamento está se dando com tecnologia de mísseis capazes de atingir justamente Israel, o maior obstáculo ao sinistro projeto de hegemonia levado a cabo pelos aiatolás corruptos e fascistas?
É incrível como a mídia hoje pode fazer uma lavagem cerebral nas pessoas para fazê-las defender agressivamente uma agenda…as mídias tradicionais tem um script a seguir pois elas são vendidas a aqueles que pagam…são como meretrizes e quem paga tem direitos sobre elas…o problema é que o espectador comum ainda acredita nas mentiras desses órgãos oficiais pois em cima dessas mentiras forma sua opinião sem ouvir o que o outro lado tem a dizer…
é por isso que querem “regulamentar” a nossa internet para controla-la e restringi-la…pois com a democratização da informação trazida pela internet os grandes conglomerados da mídia tradicional perderam o monopólio que detinham sobre a informação…de forma mal disfarçada editam os fatos, distorcem, deturpam, omitem, interpretam ou expõem apenas o que lhes interessam…reflexo disso é que o país encontra-se apenas na 104ª posição no “Ranking de Liberdade de Imprensa” de 180 países, ranking da ONG “Repórteres Sem Fronteiras”…
o braziu está mais mal ranqueado que Uganda, Gabão, Timor Leste, Bolívia, Kenia, Libéria, Kosovo, Togo, Moçambique, Peru, Nicarágua, República Dominicana, Guiana, Argentina, Haiti, Nigéria, dentre outros…a mídia tradicional do pais é dominada por algumas poucas e poderosas famílias…intimamente ligadas aos Centros de Poder…e a serviço destes…é notória a influência e persuasão que possuem principalmente sobre a parte mais pobre e menos esclarecida da sociedade…grupo de pessoas em sua maioria formada por gente com pouca instrução…que tomam como verdade absoluta tudo que é veiculado justamente por não possuírem meios ou condições para discordar daquilo que é dito…reparem na forte campanha de guerra de propaganda contra a internet deste pais hoje…que a internet é uma disseminadora de desinformação e que permiti-la como um território livre a torna uma ameaça potencial para a sociedade e que por isso deve ser “melhor regulamentada e restringida” pelos órgãos competentes do pais…
a partir do 11 de setembro os eua colocaram em operação a primavera árabe…forjaram pretextos e justificativas para grampear telefones, e-mail’s, fax, celulares fixos, telefones móveis, redes sociais, torturar pessoas, invadir outros países como o Iraque e obter informações privilegiadas…tudo em nome da “SEGURANÇA NACIONAL”…nações rivais do ocidente como a China PRC cada vez mais se tornam uma ameaça no campo da espionagem e guerra cibernética…as guerras de informação travadas pelo ciberespaço cada vez mais se tornam acirradas…o que vemos hoje em curso contra a internet neste pais não é um caso isolado e faz parte de algo maior…