Army-2018: Demonstrado o novo Exoesqueleto para o Exército Russo

E.M.Pinto

O novo exoesqueleto foi revelado pela uma subsidiária da Rostec, a agência de Projetos TsNIITochMash, durante o Fórum Militar-Técnico Internacional “Army 2018”.

O vídeo da RUPTLY da RT foi disponibilizado na rede mundial de computadores. O projetista atesta que o novo exoesqueleto militar já é usado em combate pelas forças especiais russas e afirma que num futuro próximo o sistema entrará em serviço em diferentes ramos do Exército.

As informações concedidas atestam que o exoesqueleto aumenta significativamente as capacidades físicas do combatente e se adapta à sua altura e constituição física. O dispositivo é produzido em fibra de carbono e alivia a pressão no sistema locomotor especialmente nas articulações e na coluna e permite que o operador transporte com facilidade 50kg de carga.

Pela apresentação divulgada no vídeo, dá-nos a impressão de uma perda excessiva de agilidade por parte do operador, não?

3 Comentários

  1. Eis a próxima evolução do termo infantaria.

    Quanto mais munição e suprimento se leva, mais tempo de combate se tem. Também maior será a variedade e peso das armas que carregará por si mesmo, e consequentemente maior será o leque de ameaças que se poderá engajar…

    O combatente do futuro somente sobreviverá se puder ele próprio ser capaz de aumentar sua força e resistência, mas sem perder a mobilidade e flexibilidade natural do corpo humano ( e que máquina alguma até aqui foi capaz de replicar a contento ). E o exoesqueleto é uma resposta a isso, mas tenho que ainda requer certa evolução para passar-se a forças de infantaria comum, destinadas ao choque.

    Apenas servomotores ligados a uma alimentação de energia de longa duração poderiam fornecer uma resposta apropriada, penso eu; e isso ainda vai requerer algum tempo… Mas certamente acontecerá…

  2. Legal! quase uma blindagem para pernas e ótimo para pular de um muro ou rolar morro abaixo em caso de emergência
    No futuro quando o grafeno começar mostrar para que veio exoesqueleto se tornara regras geral, sera a volta do soldado totalmente blindado medieval, é o caminho

    • Carlos,

      Na verdade, o exoesqueleto somente vem para diminuir o estresse nos membros, reduzindo o esforço e permitindo erguer objetos mais pesados. Essa tecnologia está na infância e ainda se está um pouco longe da “blindagem”…

      Para se ter mais proteção, existe a necessidade de uma fonte de força confiável para permitir a operação de unidades que sejam mais pesadas e “motorizadas”.

      Curioso notar que escritores de ficção científica, como Robert A. Heinlein ( Starship Troopers ), já previam isso… nos anos 50/60…

Comentários não permitidos.