Tradução e adaptação- E.M.Pinto
A Índia não está se retirando do projeto conjunto com a Rússia para o desenvolvimento de um caça de quinta geração, foio que informou neste domingo Yuri Slyusar, presidente da UAC, Rússia.
“Nós continuamos a discutir com a Índia o desenvolvimento conjunto de um caça de quinta geração. O tópico não está fechado. Foi dito que a Índia está se retirando deste projeto. Não, isto é fake news eles não estão”, disse ele em entrevista ao Deitsvuyushchiye Litsa.
“Espero que nossas conversas sejam finalmente coroadas pelo estágio de projeto e vamos desenvolver nossa aeronave conjunta de quinta geração”, acrescentou.
O jornal Economic Times da Índia disse anteriormente que a Índia planeja se retirar do projeto conjunto com a Rússia para o desenvolvimento de um caça de quinta geração, enquanto a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) da Índia afirmava que havia todas as possibilidades de desenvolver tecnologias correspondentes de forma independente.
Um acordo sobre tal projeto foi alcançado em 2007. O jato de caça de quinta geração está sendo desenvolvido com base no caça russo Su-57, levando em conta os requisitos técnicos do lado indiano. Está previsto que o cliente de lançamento será a Força Aérea da Índia. Mais tarde, esses jatos serão vendidos a terceiros países.
Interessante, pena que voltamos a ser bitolados.
Estivemos por longos 34 anos…