KUBINKA / Região de Moscou /, 24 de agosto / TASS /. A Marinha Russa iniciou o para desenvolver um sistema de propulsão nuclear para um novo porta-aviões da próxima geração e já está trabalhando no projeto do navio de guerra, foi o que afirmou o vice-almirante-chefe da construção naval da Marinha, Vladimir Tryapichnikov, ao Canal Zvezda na sexta-feira.
Os institutos de pesquisa da marinha russa também estão trabalhando nesta questão, disse ele.
“Atualmente se trabalha num sistema de propulsão, foi lançado o trabalho de pesquisa sobre a sua criação. Algum conceito será aprovado em um futuro próximo. Claro, isso é caro, mas tal navio deve ser construído “, salientou o contra-almirante.
“Ser moderno e ser capaz de cumprir suas missões designadas”. “Tal decisão será tomada no futuro próximo”, disse o contra-almirante.
A Marinha Russa tem atualmente o único porta-aviões de médio porte convencional, o almirante Kuznetsov, um cruzador pesado de transporte de aviões, de acordo com a classificação russa.
Como a Marinha Russa afirmou anteriormente, a frota espera que um porta-aviões movido a energia nuclear de próxima geração possua deslocamento não inferior à 70.000 toneladas e que deve estar pronto no final de 2030. O departamento de projetos Nevskoye é o único instituto de pesquisa da Rússia que projeta porta-aviões.
Rola um papinho na encolha que o Brasil e a Russia poderiam estarem se associando para construirem NAEs convencionais na França ou ate mesmo na China.