A Rússia está desenvolvendo um protótipo de um avião de decolagem vertical completamente novo

Imagem meramente ilustrativa

E.M.Pinto

Foi o que declarou, Yuri Borisov, segundo ele, uma nova aeronave de pouso e decolagem vertical, VSTOL, completamente nova está em desenvolvimento  a pedido do presidente russo, Vladimir Putin.

Borisov declarou que o trabalho foi incluído no programa de armamentos e que seus recursos estão garantidos. Segundo ele, este novo programa está sendo conduzido sob a orientação do comandante supremo da nação.

Borizov declarou que o programa está em fase de definição de conceitos e que a próxima fase será a de concepção dos protótipos. Ele ressaltou no entanto que este programa está sendo conduzido do zero e prevê uma aeronave completamente nova e que não se baseia em nenhum modelo de aeronave existente.

Em sua declaração ele não deixou dúvidas de que esta aeronave é desejável no futuro para todos os navios que transportam aviões e uma nova frota de aviões será necessária muito em breve. Para tal várias tecnologias estão sendo usadas para prover a capacidade de pouso e decolagem mais curtas ou simplesmente uma decolagem vertical.

Borisov afirmou ainda que o conceito deste trabalho foi realizado no Ministério da Defesa que trabalha desde de 2017 no modelo. O cronograma é definido pelo ciclo tecnológico da criação e segundo ele levará de 7 a 10 anos, para só então ser avaliado se entrará em produção.

Recentemente, surgiram rumores do interesse da china no desenvolvimento de um vetor com estas capacidades, a mídia local chinesa chegou a batizar o programa de J-18, em entrevista recente o comandante da Marinha do PLA Vice almirante Shen Jinlong declarou que a Marinha Chinesa estuda esta possibilidade, mas que por hora, as obrigações estão voltadas para os caças navais que devem substituir no futuro o J-15.

Entretanto em maio deste ano o  China Daily, citando especialistas e membros do comando naval chinês , afirmou  que estão sendo feitos progressos na pesquisa de componentes para decolagem curta e jatos de pouso e decolagem verticais.

Por seu lado, no final do ano passado, Borisov, que ocupava o cargo de vice-ministro da Defesa na época, disse que o Ministério da Defesa da Rússia estava discutindo com os construtores de aeronaves o desenvolvimento de uma nova aeronave de decolagem vertical para os futuros porta aviões e navios de assalto. Foi declarado na época que o jato de combate viria como um acompanhamento da aeronave de decolagem vertical  daYakovlev.

O Yakovlev Design Bureau vinha desenvolvendo o caça supersônico de decolagem e pouso vertical Yak-141 uma aeronave multipropósito cuja origem remonta de meados da década de 1970. A aeronave seria introduzida na Marinha da União soviética em meados de 1987.

O Yak-141 seria operado a partir dos cruzadores de convés contínuos da então classe Baku que posteriormente fora renomeado para o Almirante Gorshkov, Tbilisi, renomeado para o Almirante Kuznetsov e do conceito que não chegou a ser construído o Ulyanovsk.

 

O Yak-141 foi a primeira aeronave de pouso e decolagem vertical a romper a barreira do som e fez um pouso no convés de um porta-aviões apenas em 1991. O projeto foi finalmente encerrado em 2003 em função de cortes orçamentários.

11 Comentários

    • Pode falar o que quiser mas o fato é que os russos estão bem atrasados no quesito aeronaves VTOL meu caro Bob! Enquanto nos tempos da URSS mal tiveram o Yak-38 o ocidente colocou em serviço o Harrier/Sea Harrier e agora já tem o F-35B.

      Aliás o HMS Queen Elizabeth partiu para os EUA para as provas com o caça da LM.

      • Estão tão atrasados que: “(…) O Yak-141 foi a primeira aeronave de pouso e decolagem vertical a romper a barreira do som e fez um pouso no convés de um porta-aviões apenas em 1991”.

        Atrasado, aqui, só o troll “Tireles”, vulgo Leonardo…

      • Meu caro César você perdeu uma excelente oportunidade de ficar em silêncio! O fato é que o Yak-141 não apenas não saiu da condição de protótipo como tal como seu antecessor Yak-38 era tecnicamente inviável visto que usava motores turbojatos separados para elevar a aeronave.

        Por outro lado o Harrier/Sea Harrier foi utilizado em combate com muito sucesso por norte-americanos e britânicos. Aliás os Sea Harriers da RN derrubaram mais de 20 aviões argentinos na Guerra das Falklands. E hoje os F-35B do USMC operam regularmente em navios de assalto anfíbio.

        Agora me responde César: essa sua vergonha você vai passar no débito ou no crédito?

    • O mais provável… não porque seja um projeto ruim… é que os russos não tem um mercado de aeronaves estável para que seus projetos ganhem volume de produção e logo melhoria no desenvolvimento… ainda mais agora, com a concorrência chinesa batendo às portas…

  1. “ROBERTO CAMPOS FREIRE
    24 de agosto de 2018 at 14:19

    Vai ser mais um projeto de puro marketing! Sem resultado prático-operacional nenhum.”

    Igual ao programa abacaxi…projeto não passa de puro marketing…a porcaria nem de quinta geração(full stealth/stealth all-aspect) é !!!….e depois ainda querem falar mal de caça Iraniano ou difamar sua tecnologia e indústria bélica nacional…hahahaha… 😀

    “Manoeuvrability and flight capabilities

    3.13 : The JSF’s stealth performance, reflected in shaping, was optimised around this model, with independent technical analyses showing that the aircraft will have viable stealth in the front sector, but much weaker stealth performance in the beam and aft sectors. The evolving market for radars and surface to air missiles has, however, taken a different turn to that anticipated when the JSF program was launched. Highly mobile long range SAMs, supported by high-power aperture radars, have been far more popular in the market than the short and medium range weapons which the JSF was defined to and built to defeat.

    3.14 : Mr Daniel Nowlan asserted that the F-35 is not ‘all aspect stealth’ and that as a consequence, ‘any stealth advantage the F-35 enjoys is temporary at best and already compromised’. Mr Nowlan explained that the F-35’s inferior stealth capabilities are a consequence of shaping and cannot be changed:

    What is even more critical is that the F-35 is not all aspect stealth. It is only optimised in the forward aspect in the X and Ku Bands. This is a critical oversight because you have no guarantees of where the radar will be in war time. In total contrast the F-22 and B2 were designed with all aspect stealth (the ability to be low observable regardless of the radar location) from the beginning which makes them much more effective because they are much harder to detect. Again this has been known in defence circles for years. Also this is something that can’t be fixed. It is a consequence of the shaping of the F-35 and cannot be changed.

    What all this means in plain English is that any stealth advantage the F-35 enjoys is temporary at best and is already compromised. A very stark example of this is that Russia has ordered 100 55Zh6ME Nebo M radars. This is a mobile radar that combines VHF, L-band and S-band components with data fusion for counter-stealth. It is also highly likely this radar system will be available for export.”

    Fonte : Parliament of Australia – Senate Standing Committees on Foreign Affairs Defence and Trade :

    https://www.aph.gov.au/Parliamentary_Business/Committees/Senate/Foreign_Affairs_Defence_and_Trade/JointStikeFighter/Report/c03

    • Engraçado, você tira só a parte que lhe interessa e omite todo o resto.

      Incrível como as pessoas passam anos discutindo em blogs e continuam com a mesma má fé e sem evoluir nada.

  2. A tecnologia de pouso e decolagem vertical do F-35B é uma cópia do esquema utilizado no Yak-141 ao qual a lockheed teve acesso numa curta parceria com a Yakovlev no início dos anos 90…pilotos de testes da USAF afirmaram que a Varejeira é semelhante ao Boeing F/A 18C em velocidade e manobrabilidade…veja que não e o SH e sim o F/A 18…

    o Pentágono mesmo já admitiu que a Varejeira nunca será um dogfighter nato…é lento…não possui uma alta taxa de giro….não consegue subir com velocidade e não e capaz de fazer manobras de elevado “g”…tem limitada capacidade de jogar bombas…o mesmo estudo também demonstrou que em combate com outros caças stealths o abacaxi também seria superado posto a sua baixa capacidade de transporte de armas internamente…isto sem falar dos custos pra se adquirir e manter este bagulho…

    ainda que os projetistas da lockheed prometam maravilhas técnicas, extrema capacidade situacional e mais alguns trunfos alardeados do abacaxi em combate com seus potenciais inimigos…o certo é que ele não cumpre nem com 40% do que foi prometido…podendo ser comparado a um pato que nada, voa e anda mas não faz nada bem…ou seja…é uma completa fria…de fato o único caça de quinta geração de médio porte que terá futuro será o J-31…

    As porcarias de exportação dos eua são melhores só no lobby e na guerra de propaganda que fazem…isto temos que admitir que esta gente faz com uma primazia insuperável…aplicam a máxima…acuse-os do que você faz…chame-os do que você é!…pois vendem porcarias superfaturadas que são chipadas e cheias de embargos, restrições e limitações…com o pior pós venda que existe…dai o estabelecimento permanente de um agressivo e extensivo trabalho de guerra de propaganda e lobismo sujos para se difamar e denegrir seus concorrentes…só “vendem” em países corruptos controlados por eles onde suas porcarias são postas goela abaixo em esquemas de cartas marcadas e corrupção…é assim que constroem e fazem sua fortuna…só através de joguetes sujos, trapaças e sujeiras…

    É por isso que aqui atacam nações como o Irão…que investem em tecnologia e indústria local…pois são nações independentes e livres hoje que conquistaram o controle sobre o seu destino…

    são estes mesmos que combatem o desenvolvimento da indústria e tecnologia neste pais…para que ele não se desenvolva e se mantenha no clientelismo…dependente de potências corsárias estrangeiras…pois os investimentos nestas áreas trazem independência econômica e tecnológica…o desenvolvimento social e econômico para o pais…além do desenvolvimento do know-how e da capacitação da nossa mão de obra…o desenvolvimento educacional, profissional, a industrialização e a geração de empregos…coisas que não querem que ocorram e se desenvolvam aqui…pois atuam a serviço de estrangeiros para impedir que qualquer coisa ande para frente neste pais pra que assim nos mantenhamos apenas como uma republiqueta exportadora de bananas atrasada, subdesenvolvida, submissa, subserviente e dependente…

    os estrangeiros pagam propina e financiam campanhas eleitorais para que em troca os corruptos deste pais atuem a serviço de seus interesses…propiciando assim que nos explorem e nos pilhem como nos mesmos moldes de uma colônia de exploração…

    Eu sinceramente não acredito mais neste pais…o braziu nunca vai sair do fundo do esgoto porque o governo insiste em derrubar a educação para que a população seja cada vez mais ignorante e submissa a ele…E o pior…mesmo todo o pais sabendo quem são os corruptos eles batem cada vez mais recordes de votos…Eu particularmente não vejo esperança…pois nos países grandes a sociedade é coesa, patriota e nacionalista…a classe dirigente tem um projeto de nação…coisa que a nossa nunca teve e jamais vai ter…pois nasceu subserviente econômica e ideologicamente aos centros de poder além do fato delas ganharem muito dinheiro com o sistema aqui vigente…

    Moralmente o braziu encontra-se no fundo do poço e é um poço de muita profundidade…Os moralmente saudáveis não chegam ao poder…ou porque não querem ou porque não deixam…O fato é que não há renovação e sem havê-la não conheceremos mudanças substanciais…Temos trocado seis por meia-dúzia e isso tem infelicitado o país…os políticos só mudam de nome e partidos a corrupção é a mesma…

    Esta eleição que farão agora será completamente manipulada…estão fazendo aqui o mesmo que fizeram lá em Honduras…vcs não terão mudança alguma…vai continuar tudo como esta…pois todos os principais candidatos seguem uma mesma agenda…vcs não compreendem que fizeram aqui o mesmo que em Honduras…o que tentaram na Turquia mas não deu certo…e que tentam agora na Nicarágua e Venezuela…

    Este país virou uma baderna…o senado e o congresso se tornaram covil de bandidos que brigam entre si…um querendo derrubar o outro para ficar com a maior fatia do “bolo”…digo roubo…enquanto aqui ficam no facebosta ou no “zap-zap” reclamando que subiu passagem aérea, energia, gás, gasolina…na verdade podia subir mais…o povo reclama mas aceita…é passivo, inerte e conformista…é por isso que termos como “curral eleitoral” foram criados para descrever e classificar o eleitor brazileiro…a um braziu para essa massa política corrupta que se farta com recursos públicos e outro braziu para um povo que sofre por não ter opção de voto…e esta situação nunca vai mudar senhores…vai ser sempre assim infelizmente…vamos continuar trabalhando…pagando impostos para engordar o bolso destes bandidos e o que sobrar vamos tocando a vida…o braziu a cada dia que passa vai indo ainda mais pro inferno…os brasileiros cada vez mais estão perdendo o país…estamos presenciando a destruição completa da nação e assistindo de camarote...

    A carta histórica de suicídio de Getúlio Vargas :

    https://www.youtube.com/watch?v=UOwOGoiimt0

Comentários não permitidos.