Imagem meramente ilustrativa
E.M.Pinto
Foi o que declarou, Yuri Borisov, segundo ele, uma nova aeronave de pouso e decolagem vertical, VSTOL, completamente nova está em desenvolvimento a pedido do presidente russo, Vladimir Putin.
Borisov declarou que o trabalho foi incluído no programa de armamentos e que seus recursos estão garantidos. Segundo ele, este novo programa está sendo conduzido sob a orientação do comandante supremo da nação.
Borizov declarou que o programa está em fase de definição de conceitos e que a próxima fase será a de concepção dos protótipos. Ele ressaltou no entanto que este programa está sendo conduzido do zero e prevê uma aeronave completamente nova e que não se baseia em nenhum modelo de aeronave existente.
Em sua declaração ele não deixou dúvidas de que esta aeronave é desejável no futuro para todos os navios que transportam aviões e uma nova frota de aviões será necessária muito em breve. Para tal várias tecnologias estão sendo usadas para prover a capacidade de pouso e decolagem mais curtas ou simplesmente uma decolagem vertical.
Borisov afirmou ainda que o conceito deste trabalho foi realizado no Ministério da Defesa que trabalha desde de 2017 no modelo. O cronograma é definido pelo ciclo tecnológico da criação e segundo ele levará de 7 a 10 anos, para só então ser avaliado se entrará em produção.
Recentemente, surgiram rumores do interesse da china no desenvolvimento de um vetor com estas capacidades, a mídia local chinesa chegou a batizar o programa de J-18, em entrevista recente o comandante da Marinha do PLA Vice almirante Shen Jinlong declarou que a Marinha Chinesa estuda esta possibilidade, mas que por hora, as obrigações estão voltadas para os caças navais que devem substituir no futuro o J-15.
Entretanto em maio deste ano o China Daily, citando especialistas e membros do comando naval chinês , afirmou que estão sendo feitos progressos na pesquisa de componentes para decolagem curta e jatos de pouso e decolagem verticais.
Por seu lado, no final do ano passado, Borisov, que ocupava o cargo de vice-ministro da Defesa na época, disse que o Ministério da Defesa da Rússia estava discutindo com os construtores de aeronaves o desenvolvimento de uma nova aeronave de decolagem vertical para os futuros porta aviões e navios de assalto. Foi declarado na época que o jato de combate viria como um acompanhamento da aeronave de decolagem vertical daYakovlev.
O Yakovlev Design Bureau vinha desenvolvendo o caça supersônico de decolagem e pouso vertical Yak-141 uma aeronave multipropósito cuja origem remonta de meados da década de 1970. A aeronave seria introduzida na Marinha da União soviética em meados de 1987.
O Yak-141 seria operado a partir dos cruzadores de convés contínuos da então classe Baku que posteriormente fora renomeado para o Almirante Gorshkov, Tbilisi, renomeado para o Almirante Kuznetsov e do conceito que não chegou a ser construído o Ulyanovsk.
O Yak-141 foi a primeira aeronave de pouso e decolagem vertical a romper a barreira do som e fez um pouso no convés de um porta-aviões apenas em 1991. O projeto foi finalmente encerrado em 2003 em função de cortes orçamentários.
11 Comments