Plano Brasil/MB e USN/Relações Bilaterais (Parte 03)/Análise: “As Excelentes Relações Bilaterais que perduram no tempo entre a EN e a USNA”

 

Foto 01: Escola Naval (EN), Ilha de Villegagnon, Rio de Janeiro, Brasil – Formatura de Guardas-Marinha

Foto 02: U.S. Naval Academy Midshipmen stand in formation before a Color Parade in Tecumseh Court in Annapolis, Maryland. | Photo courtesy of the U.S. Naval Academy

 

Relações Bilaterais entre a Escola Naval (EN) e a Academia Naval dos Estados Unidos (USNA)

Cursei a Escola Naval (EN) entre os anos de 1973 a 1976 e fui declarado Guarda-Marinha (GM) do Corpo da armada em 13 de Dezembro de 1976.

A minha turma vem a ser a turma do Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, o atual Chefe do Estado Maior da Armada (CEMA), que vem a ser o Oficial General de Quatro Estrelas mais antigo no posto no Serviço Ativo da Marinha (SAM) (http://www.planobrazil.com/plano-brasil-mb-cema-analise-ordem-do-dia-no-2-2018-do-chefe-do-estado-maior-da-armada-cema-publicada-no-bono-especial-geral-no-497-2018-assunto-mostra-de-armamento-do-porta-helicopteros/ ).

No 4º Ano da Escola Naval (EN) haviam duas disciplinas que, eram irmãs siamesas: Geografia Econômica (Nacional e Mundial); e História Militar Naval (Nacional e Mundial), analisada nas suas 3 dimensões (mar, terra e ar), desde os primórdios da Humanidade, mas fixando-se, como base para a História do Mundo Ocidental a partir de duas Vitórias: Maratona no ano 490 a. C (Batalha Terrestre) contra Dario; e Salamina (Baia de Salamina) no ano 480 a. C (Batalha Naval) contra o filho de Dario, Xerxes, ambos Reis da Pérsia.

Num terceiro momento com a “Universalização do Monoteismo em um só D´s” pela pregação e difusão do Cristianismo na Língua Grega por Paulo de Tarso, e posteriormente em Latim, no Império Romano do Imperador Constantino em diante, de modo que no ano de 1582 o Calendário do Mundo Ocidental teve de ser alterado pelo Papa Gregório XIII em a.C. e d.C., e que vigora a partir desta data até os dias de hoje, o  Mundo Ocidental encontra-se assentado nesse tripé: Maratona (Batalha Terrestre), Salamina (Batalha Naval) e Universalização do Cristianismo para todos os Povos.

Mediante acordos de longa data, entre as duas Marinha de Guerra, MB e USN, a disciplina de Língua Inglesa contava com um Oficial Instrutor da USN no Posto de Capitão-Tenente (CT) do Corpo da Armada.

Nos quatro anos em que cursei a EN convivi com dois CTs da USN sendo ambos, cada um num intervalo de dois anos, um dos Instrutores para a disciplina Língua Inglesa:

  1. a) (1973 e 1974) – Capitão-Tenente (CT) do Corpo da Armada David; e
  1. b) (1975 e 1976) – Capitão-Tenente (CT) do Corpo da Armada Mark.

Ambos ao serem designados pela USN para servir na EN, falavam o Português do Brasil, eram Católicos e traziam nos seus Curricula Vitae (CVs) o “Histórico de Combatente do Vietnã com direito a Barrete e Condecoração”, o que é meritório em se tratando de Instrutoria Militar numa Academia Naval!

O CT David tinha exercido a função de Comandante de “Swift” boat/Patrol Craft Fast ( PCF – https://en.wikipedia.org/wiki/Patrol_Craft_Fast ) no Delta do Mekong muito antes de ser designado para o Brasil.

Foto 03: “Swift” boat/Patrol Craft Fast (PCF) – Foto meramente ilustrativa.

OPERAÇÃO UNITAS XVII (1976)

 

A OPERAÇÃO UNITAS XVII foi um exercício realizado na área marítima compreendido entre as Cidades de Recife (PE) e do Rio de Janeiro (RJ).

O Grupo-Tarefa (GT) norte-americano, estava sob o comando do Contra-Almirante (USN) James A. Sagerholm (USCOMSOLANT) e era composto pelos seguintes navios da Força-Tarefa (FT) Americana:

1) Fragata Classe Knox USS Thomas C. Hart FF 1092, Fragata Classe Knox USS Truett FF 1095;

2) 14º Esquadrão de Contratorpedeiros (COMDESRON) constituído pelos Contratorpedeiro (CT) Classe Farragut USS MacDonough DDG 39 e CT Classe Forrest Sherman USS Davis DDG 937; e

3) Submarino Nuclear de Ataque da Classe Thresher/Permit USS Gato SSN 615.

Uma visita agendada foi solicitada pelo CT Mark ao Contra-Almirante (USN) James A. Sagerholm, Comandante do GT americano, para acompanhar cerca de uns 10 Aspirantes da EN ao Submarino Nuclear de Ataque da Classe Thresher/Permit USS Gato SSN 615 na condição de cicerone, o que foi autorizado. Fiz parte desse grupo de Aspirantes e fomos recepcionados a bordo com as boas-vindas pelo Senhor Comandante R. G. “Partlow” para uma visita guiada.

Foto 04: Submarino Nuclear de Ataque da Classe Thresher/Permit USS Gato SSN 615

Foto 05: Aspirante do 4º Ano do Corpo da Armada, Gérsio Mutti