ADSUMUS: 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realiza Adestramento sobre Sistema de Defesa Nuclear

Equipe de Resposta em adestramento prático às ameaças da área
O 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realizou, no período de 6 a 10 de agosto, um adestramento sobre o Sistema de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) da Marinha do Brasil, para militares do Comando do 4º Distrito Naval. O objetivo do adestramento é melhorar a interação da equipe de resposta às ameaças de NBQR. A ação contou com a participação de militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará e do Serviço de Atendimento de Urgência Móvel de Belém (SAMU/Belém).
Nessa edição do adestramento, os participantes assistiram a uma palestra sobre Atendimento Pré-Hospitalar em Catástrofe Instalada, ministrada pelo Coordenador-Geral do SAMU e Gerente da Força Estadual de Saúde do Pará, Dr. José Guataçara Correa Gabriel. Na ocasião, foi realizada uma visita às instalações do Terminal Petroquímico de Miramar, de modo a conhecer as ações de prevenção e combate aos incidentes de natureza química, além das atividades práticas e características da área como identificação, contenção e descontaminação em casos de incidentes por agentes NBQR.
O Segundo-Tenente (FN) Hélio Augusto Correia da Silva Junior, da Equipe de Instrução, comentou sobre a relevância do treinamento. “O adestramento é de fundamental importância para a região Norte, tendo em vista a grande proporção que esses tipos de agentes podem impactar o meio ambiente, assim como um grande número de pessoas. A participação de integrantes do Corpo de Bombeiros e do SAMU tem um alto grau de relevância na questão da interação entre as instituições”.
Participantes em visita técnica ao Terminal Petroquímico de Miramar
O adestramento está de acordo com a Diretriz n° 14/2009 do Ministério da Defesa, que determina à Marinha do Brasil a coordenação da área nuclear. Nesse sentido, foi criado um sistema de emprego rápido para atuar por meio de equipes disponibilizadas nas sedes dos Comandos Distritais, compostas por militares habilitados para as ações de identificação, contenção e descontaminação de áreas sinistradas por eventuais incidentes dessa natureza.
Fonte: MB