Exército indiano recebe novos veículos Ashok Leyland 10×10 Super Stallion

Informações: Ashok Leyland

Texto E.M.Pinto

A empresa indiana produtora de veículos civis e militares Ashok Leyland entregará ao exército Inidiano, 81 veículos de transporte 10×10 de alta mobilidade. O super Stalion Ashok Leyland 10×10 é um veículo é copnstruído sobre o chassis 10×10 que destina-se aos lançadores russos Smerch Multi-Barrel Rocket (MBRL) e que é também utilizado para transportar mísseis estratégicos desenvolvidos pela DRDO indiana.

O veículo possui motorização nacional de 360 hp o motor  “Netuno” o qual o possibilita transportar uma carga útil máxima de 27 ton a uma velocidade máxima de 60 km / h. A encomenda indiana prevê os chassis para os veículos lançadores e os veícuos remuniciadores de campo, os quais serão equipados com guindastes especiais e compartimento de carga dos foguetes.

O veículo é desenvolvido sobre o chassis dbae 8×8 e possui algumas diferenças básicas na transmissão e potencia de motor, be como nas articulações de rodas permitindo maior grau de manobras em espaços apertados.

Clique aqui para saber mais sobre o Super-Stallion-10×10

O pedido inicial lançado pelo Ministério da Defesa Indiano em 2015 e os testes foram concluídos no final de 2017. A Ashok Leyland recebeu um contrato de US $ 14,5 milhões para a aquisição de 81 chassis Super-Stallion 10×10 para equipar dois  regimentos dos sistemas Smerch onde cada regimento é composto por duas baterias de seis lançadores cada.

Segundoa  nota, a Ashok Leyland também recebeu do DRDO um requisito para desenvolvimento de uma plataforma 12×12 derivada do veículo o qual deverá ser utilizada como veículo tracionador de mísseis estratégicos de longo alcance. A nova variante possuirá um motor com maior potência e a capacidade de tracionamento de cargas bem superiores, estimadas na faixa entre 34 e 40 toneladas.