Segundo informações divulgadas pelo jornal The Times of India o Conselho de Aquisição de Amamento do governo indiano aprovou o “reconhecimento da necessidade” de comprar sistemas NASAMS-II (Norwegian Advanced Surface to Air Missile System) norte-americanos no valor de US$ 1 bilhão (R$ 3,7 bilhões).
Segundo a publicação, as autoridades indianas querem fortalecer a área de posicionamento da defesa aérea da capital – Nova Delhi. A decisão de comprar o sistema NASAMS-II foi tomada pelo Conselho de Aquisições de Defesa (DAC), presidido pela ministra da Defesa, Nirmala Sitharaman.
O NASAMS II foi desenvolvido pela Kongsberg Defence Systems e pela norte americana Raytheon com base no míssil ar-ar AIM-120 AMRAAM. O sistema NASAMS II recebeu melhorias no decorrer do tempo e foi atualizado para poder operar outros mísseis como o AIM-9X Sidewinder, guiado por infravermelho de menor alcance (cerca de 12 km, mas de alta agilidade) ou o míssil RIM-162 Evolved Sea Sparrow Missile (ESSM), usado para defesa antiaérea de navios de guerra, com guiagem semi ativa. Este ultimo míssil, em especial está sendo integrado ao sistema NASAMS de forma que deverá estar operacional em meados de 2019 e elevará bastante o desempenho do sistema pois é um míssil com maior alcance, superando os 50 km e podendo engajar alvos a altitudes maiores e com alta agilidade pois faz uso de vetoração de empuxo (como o AIM-9X Sidewinder).
5 Comments